quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Caminho das pedras III

Deu no site Terra (www.terra.com.br)

MPF denuncia ex-reitor da UnB por desvio de verbas
O Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF/DF) ajuizou ação de improbidade administrativa contra o ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), Lauro Morhy. Também foram denunciados o ex-diretor da Editora Universidade de Brasília Alexandre Lima; o ex-diretor do Departamento de Desenvolvimento da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação José Luiz da Silva Valente; e os ex-secretários da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (Sesu/MEC) Carlos Roberto Antunes dos Santos e Nelson Maculan Filho.
Segundo o MPF, Alexandre Lima e José Luiz da Silva Valente são responsáveis pelo desvio de dinheiro público federal destinado à manutenção do campus da UnB para custear a folha de pagamento de 108 funcionários terceirizados da Sesu/MEC.
O contrato firmado pela União com a universidade não previa o pagamento destes funcionários, além disso, muitos deles não estavam na relação enviada por José Luiz da Silva à Editora Universidade de Brasília. A suspeita do MPF é de que muitos deles sejam funcionários fantsmas.
Segundo o MPF, a responsabilidade por fiscalizar o direcionamento das verbas federais destinadas a limpeza e manutenção do campus é do reitor da UnB, Lauro Morhy, responsável pela assinatura do convênio com a União. Os ex-secretários da Sesu/MEC Carlos Roberto Antunes dos Santos e Nelson Maculan Filho também foram responsabilizados pelo MPF, pois tinham conhecimento dos pagamentos e nada fizeram para impedir o desvio do dinheiro.
A ação pede a condenação dos réus e ressarcimento integral dos danos, perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimônio, perda da função pública àqueles que sejam servidores públicos, suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos, pagamento de multa civil de até duas vezes o valor do dano e proibição de contratar com o poder público.

Redação Terra

Nenhum comentário: