quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Curioso

Até que enfim a Prefeitura de Pelotas se mexeu, mas não muito. Ao castrar as cadelas que vagam pelas ruas de Pelotas, vai evitar que novos cães transformem a cidade em seu lar. Mas não vai resolver o problema da cachorrada que existe e afugenta qualquer turista no Calçadão. No entanto, tem algo de curioso em tudo isso. A Prefeitura, sozinha, não tem capacidade para resolver o problema? Quanto custaria para a própria municipalidade fazer o serviço que a UFPel vai fazer e desembolsar R$ 60 mil (uma vez que a Prefeitura terá de levar e buscar as cadelas e a UFPel fará a castração)? E mais, e o mais estranho: qual o motivo de enfiar a Fundação Delfim Mendes Silveira na história, sob o pretexto de que "fica responsável por realizar a administração financeira do Convênio", conforme notícia veiculada no próprio site da Prefeitura (ver abaixo). O que significa isso? Que é necessário que a Fundação administre a grana que será repassada para a UFPel? Tem cheiro estranho isso aí.


Prefeitura e UFPel juntas no controle de cães errantes
A Prefeitura e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) assinaram convênio de cooperação para executar controle de natalidade de cães, por intermédio da castração de fêmeas, o que complementa o trabalho já desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que executa periodicamente castração de animais machos. De acordo com a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Regina Marques, existe grande número de animais errantes no município e por isso a necessidade de se realizar o controle. As ações serão feitas através do Projeto de Extensão Conjunto denominado Veterinária e Saúde Ambiental Urbana: ação para controle populacional de cães do município. A verba para execução do projeto advém do teto financeiro do Departamento de Vigilância em Saúde e a Prefeitura repassará em torno de R$ 60 mil para que a Faculdade de Veterinária da UFPel execute as ações. Segundo Regina, o trabalho de castração das cadelas é bem mais caro que o dos machos, e a assinatura desse convênio possibilita a complementação da ação de controle desenvolvida em Pelotas.
Além do repasse da verba, a Prefeitura também é responsável por capturar as cadelas, bem como levá-las e buscá-las no Hospital de Clínicas Veterinárias. Participa também do projeto, como interveniente, a Fundação Delfim Mendes da Silveira (FDMS), que fica responsável por realizar a administração financeira do Convênio.
Data: 06/12Hora: 17:22Redator: Cíntia Langie Araujo /// MTB 12781

Nenhum comentário: