quarta-feira, 14 de março de 2007

Má fé 1

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) e os assentados do município de Pedro Osório tentaram jogar para a mídia - diga-se opinião pública - que a retirada das mudas de eucaliptos plantadas em 100 alqueires naquela localidade era um protesto contra o cultivo da planta, e a Votorantim, que patrocinou, de certa forma, o arvoredo. Balela: a determinação para que as plantas fossem retiradas partiu do Incra, fundamentado em procedimentos que exigem que os assentamentos se dediquem à agricultura familiar. Como ali a plantação era uma espécie de arrendamento e de árvore considerada exótica, a fiscalização - previamente informada há três semanas - encontraria 100 alqueires de irregularidades. É a fome com a vontade de comer. E o MST aproveitou para armar o circo.

Má fé 1
Os assentados conseguiram - e ainda não se tem uma posição oficial de quem - empréstimos para plantar a árvore da discórdia. O dinheiro para o plantio ilegal pode ter origem na própria Votorantim, intermediada por um banco comercial, ou até mesmo do BNDES. Ninguém até agora assumiu diretamente o empréstimo dessa grana - que também não se sabe quanto. Só o aval, que veio do Programa Poupança Florestal.

Má fé 3
No entanto, os assentados já informaram que não vão pagar o empréstimo que contraíram com o pensamento no lucro futuro. Conforme declarações de um deles à TV, a Votorantim os enganou. Ora, santa ingenuidade! Será que ninguém leu o contrato para eles? Será que os valentes integrantes do MST precisam desse paternalismo para poder decidir o que é certo ou errado, de acordo com a lei? Será que, qual os incapazes, os assentados precisam de tutela para compreender o teor do que assinam? Evidentemente não se trata de defender os interesses da Votorantim ou de qualquer outra empresa. Se trata de ler, compreender e ter como critério básico de caráter cumprir com a obrigação que se comprometeu a executar.

Má fé 4
A Votorantim, com todo o seu departamento jurídico, não sabia que era impossível que se plantasse eucaliptos no assentamento?

Má fé 5
Os dirigentes do MST não deram assessoria aos assentados e explicaram, tintin por tintin o que era possível fazer com as terras que ganharam? Não informaram que eles, MST, discordam do plantio de eucalipto no pampa? Será que esse pessoal de Pedro Osório é uma dissidência no movimento?

Má fé 6
Espera-se que nenhum órgão oficial não tenha nada a ver com isso. Seria frustrante perceber que o dinheiro público foi utilizado para financiar uma plantação ilegal e mais, que esse dinheiro corra o risco de nunca mais voltar.

Má fé 7
Êta brasilzinho esse, hein?

Nenhum comentário: