sexta-feira, 30 de março de 2007

Fabuloso

A fabulosa idéia do folclórico vereador pelotense Cururu Insaurriaga (PV) de propor um desconto de 50% nas contas de água daqueles que a recebem escura há mais de três meses é uma piada de mau gosto. De acordo com ele, a população paga pela água limpa, e não suja. OK. Pelos cálculos de Cururu, a água, então, está meio limpa. Ou meio suja. Ou meio contaminada. E quem bebê-la, poderá ficar meio adoecido. Me poupe.

Gênio
A bobagem proposta por Cururu teve seis adeptos, que a aprovaram, contra quatro vereadores que a rejeitaram. Na prática, o que Cururu e seus colegas aprovaram é o seguinte: reduz-se a tarifa de água e tudo fica bem. Como se os problemas fossem apenas o excesso de água consumida para que ela clareie antes de ir à boca ou ao banho do cidadão. Gostaria de saber de onde o Cururu tirou esse índice de redução das tarifas. Com que base ele pode sustentar que essa diminuição da conta de água reduz em igual medida os prejuízos e os riscos à saúde. Esse entendimento lateral sobre o assunto é perigoso. Trata-se de saúde pública, em primeiro lugar. A questão econômica é secundária, mesmo porque dificilmente algum pelotense terá algum valor ressarcido por ter consumido em demasia. O documento vai agora ao Executivo.

Impressionante
É impressionante que uma Câmara Municipal tenha espaço para tanta irresponsabilidade e demagogia. Se a água está suja, e, em alguns locais, contaminada pelo excesso de manganês, que se trate do problema com profissionalismo e esqueça-se a política - até porquê para fazê-la bem por aqui é preciso comer ainda muito feijão. Não é a redução da tarifa que vai limpar a água e descontaminá-la. E isso, esses responsáveis sabem muito bem.

Aliás
Seria interessante que o Sanep faça uma declaração pública, oficial, sobre os problemas que atingem a água que o pelotense bebe. O alto teor de manganês detectado, de 0,3 miligramas por litro d´água é muito superior ao máximo admitido pela portaria 518, de 25/03/2004, que é de 0,1 miligrama/litro.

Escamotear
Minimizar o problema é um crime contra o cidadão. Caso o diretor-presidente do Sanep Ubiratan Anselmo não saiba, é bom se informar que o excesso de manganês é tóxico e pode provocar anorexia, fraqueza, apatia, insônia, excitabilidade mental, dores musculares, problemas no sistema nervoso central e, nos casos mais graves, até Mal de Parkinson.

Parado
O que o promotor público Paulo Charqueiro fala sobre isso? Que se o Sanep terá de indenizar as famílias. Isso se aplica nos casos de doença que eventualmente possam ocorrer? Espero que alguém seja responsabilizado por isso.

Brinde
Gostaria de ver o prefeito Fetter Jr. , o vereador Cururu, o promotor Charqueiro e o diretor-presidente do Sanep, Ubiratan Anselmo, fazerem um brinde com água das torneiras das casas atingidas - e beber até o fim. Garanto que consigo taças de cristal da Bohemia para o evento.

Até quando?
Até quando o cidadão pelotense vai suportar sem reagir tudo isso?

Mais um
Um novo veículo, desta vez um Santana, placas ILI 3098 - Brasil - , se junta à frota daqueles que não possuem qualquer identificação e ficam parados em frente ao prédio da Justiça Federal, na rua XV de Novembro, no centro de Pelotas.

Um comentário:

Teste 21 disse...

Cheguei no seu blog através de um e-mail de um amigo, apesar de não ter gostado de muitas coisas que fizestes a frete daquele jornaleco, gostei do teu blog, bem mais sincero e direto que o centenário folhetim, porém gostaria de esclarecer que a intenção do cururu em propor a redução da contas em 50% nas contas d´àgua, foi apenas para chamar a atenção da mídia e da sociedade para o problema tendo em vista que um vereador não tem poder quase que nenhum nesse país nem que se queira pode-se trabalhar em uma câmara.