sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Resultado da Assembléia da Comunidade Universitária

Eis a íntegra do relato que recebi sobre a assembléia da comunidade universitária da Ufpel:

Caos administrativo na UFPel

Falta de planejamento e transparência nas decisões, denúncias de irregularidades, falta de servidores, professores, material e estrutura, entre outros problemas. Esta é a síntese dos relatos dos participantes da Assembléia da Comunidade Universitária, que reuniu no final da tarde desta quinta-feira (27) servidores, professores e alunos da universidade. O encontro foi promovido pela ASUFPel, ADUFPel e DCE.
A desorganização da administração César Borges, segundo os participantes, vem de muito tempo. Os problemas decorrentes da criação das fundações é resultado de uma visão clientelista histórica. " Faz muito tempo que, paulatinamente, a nossa universidade foi se encolhendo. Existem faculdades, como a nossa, que possuem apenas quatro servidores de carreira", afirmou o professor da Faculdade de Educação da UFPel, Álvaro Hypólito, lembrando que o REUNI prevê a expansão das universidades públicas com aumento de vagas para alunos, entre outras questões.
Encaminhamentos
Na próxima quarta-feira, uma comissão formada pelas três entidades (ADUFPel, ASUFPel e DCE) estarão em Brasília em audiência com a SESU (Secretaria de Ensino Superior), para entregar um dossiê e uma publicação contendo todas as irregularidades e arbitrariedades promovidas pelo Reitor César Borges. O documento solicita, ainda, que Borges não seja empossado e que haja uma eleição democrática para a escolha do próximo Reitor da UFPel.
Na capital do país, os representantes da comunidade universitária pedirão a abertura de uma auditoria externa, tendo em vista a gravidade das denúncias. Nesta mesma data, em Pelotas, será entregue à imprensa o mesmo documento. Outro encaminhamento aprovado foi a realização de debates com os membros do Conselho Universitário.

7 comentários:

Anônimo disse...

Que engraçado. A Ufpel é desorganizada, está no caos e as 3 entidades que dizem representar os segmentos não conseguem juntar 30 pessoas. Parem de se ocupar com isso e vão trabalhar, dar aulas decentes e estudar, porque o pior é isso que estão fazendo , dando munição para os amadores e masieros da vida que são uns frustrados que não conseguiram trabalhar nem na Prefeitura nem na UFPel e vieram encarnar com as duas instituições. O mais novinho fala tanto da UFPel e consegue ser sustentado por uma servidora que ganha dinheiro dos cofres públicos. Me poupem. PUBLIQUE, PUBLIQUE

Anônimo disse...

E tu?!

Anônimo disse...

Olha, já é um avanço “democrático” deste blog publicar idéias diferentes daquelas persistentemente perseguidas pelos fracassados de plantão. A oposição dos inimigos de pelotas, eu bem conheço o amadorismo, tanto que chegam ao ponto de só tornarem público os pareceres que lhes agradam... Já escrevi 30 vezes pro amador, mas ele insiste em silenciar o uso indevido de que 3 ou 4 querem fazer das associações. Sou associado e caso eles insistam, sinto muito, estarão contribuindo para o desmantelamento total de nossas associações na UFPEL. Vamos reagir!

Anônimo disse...

Sou pelotense com muito orgulho e me sinto constrangido com atitudes do reitor da UFPel. Álias,não consigo entender com parte da coumidade pelotense apoia o reitor.

Anônimo disse...

Vou deixar uma coisa bem clara! o Reitor vai ser empossado e vai continuar Reitor da UFPel. Tbém não gostaria que ele assumisse, mas fazer o quê? É a única certeza que tenho, infelizmente!

Anônimo disse...

Só pela "clareza" com que escrevem, os postadores que estão defendendo o Borges devem ser os contratados. Com um português deste poderiam ter sido demitidos por incompetência!

Anônimo disse...

Pelo jeito o amigo que pede reação não conseguiu mobilizar muita gente tbém, né? teve o Congresso da ASUFPel e estava todo o pessoal da luta lá. Votaram e concordaram com os encaminhamentos dados pela direção. Que bom! me sinto aliviada em pensar que os oportunistas de plantão se recolheram na casca.