quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Cadeia para o magnífico reitor

Leia abaixo nota da Ufpel sobre as demissões dos funcionários contratados irregularmente pelo magnífico reitor César Borges. Por muito menos, outras pessoas passaram o resto de seus dias na cadeia. O interessante é que a Ufpel se coloca como vítima de uma situação. Não é. O magnífico deve conhecer muito bem os meandros do poder e como usar artifícios de todo tipo para magnificamente se perpetuar como reitor. O ministro da Educação Fernando Haddad não é um ingênuo. Se ele apóia o reitor, deve ter algum motivo para isso. mesmo que este motivo não seja lá muito evidente no momento.


Nota de Esclarecimento
A Universidade Federal de Pelotas, considerando a repercussão das notícias envolvendo demissões nas fundações de apoio da UFPel, vem a público esclarecer que os avisos prévios para demissão dos funcionários destas fundações atendem às determinações da decisão liminar exarada na ação civil pública que tramita na Justiça Federal, promovida pelo Ministério Público Federal de Pelotas, que se refere à contratação de pessoal mediante processo seletivo público.
A UFPel alerta que o impacto destas demissões estão sendo sentidos nos projetos PISTA, NURFS, PIRES e ALM, podendo causar os seguintes prejuízos:
- Projeto da Agência da Lagoa Mirim(ALM):
Sua interrupção poderá causar a paralisação do fornecimento de água para lavoureiros da zona sul, correspondente à irrigação de cem mil hectares; poderá ocasionar a interrupção no fornecimento de água à cidade de Rio Grande, que possui 250 mil habitantes; e a interrupção das navegações inter-lagoas e internacional, com o rompimento do tratado bi-nacional (Brasil-Uruguai), controle realizado pela Eclusa do Canal São Gonçalo, responsabilidade da UFPel;
- Projeto do Restaurante-Escola(Pires):
Caso cessadas suas atividades, os restaurantes deixarão de fornecer 1,2 mil refeições diárias a alunos carentes, bolsistas, professores e demais membros servidores;
- Projeto Pista:
Em caso de paralisação das atividades, cerca de 80 agentes de portaria deixarão de cumprir suas funções, conseqüentemente, colocando em risco o patrimônio público federal;

- Projeto Núcleo de Reabilitação de Animais Silvestres- NURFS-CETAS :
O projeto está qualificado para o recebimento de animais marinhos, terrestres e silvestres na região. Seu fechamento inviabilizará ações de repressão ao tráfico e manutenção de animais em cativeiro de forma ilegal, trabalho este desenvolvido em colaboração com o IBAMA e MINISTÉRIO PÚBLICO. Também ficará suspensa a emissão de laudos técnicos necessários ao Ministério Público e ao Judiciário no cumprimento das leis.

Ao mesmo tempo, a Administração Central da UFPel comunica à comunidade universitária que está avaliando o impacto de tais demissões, em especial nas atividades de assistência estudantil, tais como Restaurantes Universitários e Casa do Estudante, para que prontamente sejam tomadas todas as medidas necessárias ao perfeito funcionamento e atendimento das demandas.

Pelotas, 19 de novembro de 2008.

Nenhum comentário: