segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Grande Leila

A deputada Leila Fetter agora se preocupa com o nossa língua. Até protocolou o pedido de uma audiência pública para discutir o tema. Vamos lotar o plenário da Assembléia para ver o que realmente deseja discutir a primeira-dama pelotense.

Estado: Leila pede audiência pública para questionar nova ortografia (Diário Popular)

Reforma ortográfica é o tema da audiência pública protocolada esta semana pela deputada estadual Leila Fetter, na Comissão de Educação da Assembléia Legislativa. De acordo com a parlamentar, o País passará pela segunda vez por uma mudança ortográfica, que já foi realizada em 1971 e, agora, tornará a ocorrer em 2008. Ela lembra que em 1990 foi assinado um tratado, originado das negociações entre países da língua portuguesa como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Atualmente só assinaram o acordo o Brasil, São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
Um dos principais motivos para a unificação da escrita da língua portuguesa é evitar que entidades internacionais tenham que redigir duas vezes um documento em português, um na grafia de Portugal e outro na do Brasil. Também outra questão são os intercâmbios socioculturais e econômicos, uma vez que vivemos na era globalizada.
Leila questiona a necessidade da implementação desta reforma neste momento em que há deficiência no ensino público do Brasil. E argumenta que os recursos para a educação são escassos e maldirecionados, como conseqüência geram resultados péssimos, principalmente nas provas de português.
A deputada põe em questão quais serão os resultados práticos, econômicos e sociais que essa reforma ortográfica trará aos brasileiros e o que pode estar por trás desses acordos. Por que Portugal até agora não se pronunciou sobre o assunto e tantas outras dúvidas que precisam ser esclarecidas para que possa ser feito um acordo que realmente beneficie a população brasileira.

Nenhum comentário: