terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Correio Braziliense

César Borges é notícia no Correio Braziliense. Leia bem a reportagem abaixo: o ministro Fernando Haddad sabe das coisas e como elas funcionam e, por isso, está tranquilo: o negócio não é com ele. Para ele, pouco importa a conclusão do TCU, ele continuará a prestigiar o magnífico reitor César Borges. Pela terceira vez, o magnífico reitor ficará à frente da Ufpel. Um assombro, não é mesmo? Magnífico ministro, o sr. só pode estar de brincadeira. O MEC distribui a verba e não fiscaliza o que fazem com ela? É por isso que acontecem os escândalos da Unb, da Ufesp e agora da Ufpel. Pela inoperância e conivência do MEC. Pela fraca atuação do ministro Haddad. Pela anuência do presidente Lula e da ministra-chefe da Casa Civil, que cacifou o magnífico reitor César Borges. Uma coisa é certa, caro ministros e presidente: César Borges vai cair. Isso é questão de tempo.
A imprensa também é culpada desse descalabro que acontece na Ufpel. Leiam a reportagem da Zero Hora, que é exatamente igual ao que foi publicado no site da Ufpel. Nenhuma linha sobre as denúncias de irregularidades apontadas pelo Ministério Público. Além do Correio Braziliense, qual outro jornal foi atrás da história? Nenhum, não é mesmo.
Por isso é que os blogs vão adiante. Principalmente aqueles que não têm qualquer tipo de vínculo com quem quer que seja.
Este blog iniciou em 2007 as denúncias contra as irregularidades cometidas pelo magnífico reitor César Borges e a ligação esquisita entre a Ufpel e a Fundação Simon Bolívar, também investigada pelo Ministério Público. Enquanto o magnífico reitor toma sua champagne, este blog continuará a enviar e-mails, documentos e todos os dados disponíveis para todas as instâncias legais possíveis. É esse o presente que o blog envia ao magnífico reitor César Borges. Com todos os votos de feliz 2009.


Lúcio Vaz
Da equipe do Correio
O ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), desconsiderou as irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) na administração da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e reempossou ontem o reitor Cesar Borges para o seu terceiro mandato.
O tribunal considerou irregular a contratação de fundações de apoio para desenvolver atividades de caráter permanente da universidade e condenou a suposta prática de nepotismo por intermédio dessas entidades. A decisão resultou na demissão de cerca de 700 contratados. Questionado pelo Correio sobre a decisão do TCU, Haddad preferiu não entrar no mérito da questão: "O papel do TCU é esse mesmo: orientar a administração das universidades, que são autônomas em relação ao MEC. Nós recebemos sempre a consulta da comunidade ou do conselho universitário. A orientação do presidente Lula é encaminhar à Casa Civil sempre o primeiro da lista. Foi o que fizemos. Sobre os aspectos administrativos referentes à universidade, existem os órgãos autônomos para acompanhar: a Controladoria Geral da União (CGU) ou o TCU. São esses os órgãos de controle das universidades. O MEC não faz mais o controle interno das universidades".
O TCU também determinou que a UFPel se abstenha de utilizar as fundações de apoio para contratar pessoal para atividades previstas no seu plano de cargos e salários ou, ainda, aquelas passíveis de terceirização. Segundo o tribunal, a contratação de tais entidades deve ficar restrita ao desenvolvimento de projetos de apoio à pesquisa, extensão ou desenvolvimento científico e tecnológico. Determinou, ainda, que a universidade não permita que as ações a serem realizadas pelas fundações "possam ser desenvolvidos por parentes de dirigentes ou servidores da UFPel". A decisão do tribunal foi divulgada pelo Correio em 29 de novembro do ano passado.
Cesar Borges disse que já foram demitidos cerca de 700 servidores, negou a prática de nepotismo por dirigentes da UFPel e informou que a universidade já realizou concurso público para preencher as vagas. "Houve um concurso público feito através da universidade, com resultado para sair em fevereiro, onde as fundações só podem contratar aqueles aprovados nos concursos. Os demais serão todos demitidos. Evita dessa forma qualquer possibilidade de apadrinhamento ou coisas dessa natureza".
Acrescentou que foi feito também um processo de terceirização para as funções de portaria e vigilância. A Justiça autorizou ainda o funcionamento do restaurante universitário, do hospital e da agência da Lagoa Mirim, que evita a salinização da água de Pelotas. "Isso foi autorizado em caráter excepcional, contrariando o que queria o Ministério Público (MP). Até 12 de fevereiro, deveremos assinar um Termo de Ajustamente de Conduda (TAC) com o MP, para que tudo fique resolvido até 2010", informou Borges. Ele acrescentou que não houve desvio de recursos na sua gestão e que as denúncias contra ele tiveram motivação política: "São pessoas que são contrárias à nossa administração e ao governo. As próprias associações a quem essas pessoas pertencem se rebelaram em suas assembléias, mostrando que aquelas pessoas não tinham o seu aval para tomar essas iniciativas."

4 comentários:

Anônimo disse...

o Amador já noticiou muito antes de ti. Tu até parece o DP, sempre atrasado.

Anônimo disse...

Vai parar as denuncias aqui no blog agora que o Borges continua, pois uma coisa eu sei, as falcatruas continuaram, só não sei se o Blog ainda tem animo para continuar a publicar, visto que acobertaram as falcatruas e tudo ficou na boa para o Borges.

Anônimo disse...

O Cesar vai inaugurar agora o Centro de Estudos Europeus prometido há três anos ali no prédio da Cel. Pedro Osório?

Anônimo disse...

Com certeza que as falcatruas continuam, pois nem todos foram demitidos das fundações, pois ganharam FG e CD, logo vão continuar...lástima para os que foram demitidos!!!!também, Cesar não tem pudor e nem vergonha na cara, um crápula!!...