segunda-feira, 9 de março de 2009

Com a palavra, a Ufpel e o Ministério Público

Recebi o e-mail abaixo de um leitor. Com a palavra, o Ministério Público e a Ufpel.

Estou com um pouco de pressa no momento, devido a irresponsabilidade daqueles que realizaram o concurso da UFPEL, este domingo. Assim, vou procurar resumir:Minha esposa prestou o concurso para o cargo de técnico administrativo e podemos observar, digamos assim, algumas irregularidades e formas de dar vantagem a quem é oriundo da instituição como os demitidos funcionários contratados sem concurso:No edital que pode ser obtido em http://ces.ufpel.edu.br/conctecinf/ , caso ainda não tenha sido alterado( não duvido de mais nada), não consta que na prova haverá questões específicas sobre a estrutura e história da instituição em particular. E ainda assim caiu um bom número de questões sobre a história e estrutura da UFPEL em particular, além de na maioria das questões adotam os autores que eles utilizam nos cursos da própria instituição, isso eu posso afirmar pois minha esposa que prestou o concurso, fiz um curso de pós-graduação nesta instituição.E no edital, não era fornecida qualquer bibliografia, ou autores que seriam utilizados para elaborar as questões. Havia ainda questões retiradas de notícias do próprio site, o que também não foi mencionado no edital, como podes conferir no link que forneci acima.Também existiam várias questões mal formuladas, como a questão 18 da prova de técnico em assuntos educacionais que pergunta qual a sequência MENOS importante na construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) de uma universidade, sem dizer sob que ponto de vista, ou qualquer detalhe que possibilite responder a questão adequadamente.
Enfim, tenho de encerrar o email agora, pois temos que nos apressar aqui por que a UFPEL, a própria elaboradora do concurso, não nos dá tempo suficiente de elaborar os recursos com calma.Os gabaritos deveriam sair ontem (08/03/2009), às 15h:00 e deveríamos entregar hoje no próprio prédio da CES que elaborou as provas, e só pode ser entregue dessa forma, nos horários:8 as 11:30 e 13:30 as 17:30. Ou seja, qualquer pessoa que trabalha deveria fazer toda pesquisa para elaboração dos recursos neste domingo e entregar segunda neste horário, que como podes ver é o horário comercial e ainda reduzido, qualquer pessoa que trabalhe, estará trabalhando neste horário.E pra piorar, até a 01:00 desta segunda(09/03/2009) único dia disponível para entrega dos recursos, os gabaritos não estavam disponíveis, apenas links quebrados, para TODAS as provas e gabaritos.Tudo isto me parece que vêm a favorecer, pessoas oriundas da UFPEL, como estes funcionários contratados que foram demitidos sem concurso.O nepotismo parece continuar, agora disfarçado de concurso, que foi realizado pela própria UFPEL, pelo que pude perceber e de forma desleal, com questões particulares sobre a instiuição que não constavam no edital, e autores adotados por eles e também não mencionados no edital. Que era bem geral enquanto a prova era bem voltada para o pessoal que lá se forma e trabalha.
Embora tenha já escrito bastante, vou deixar aqui o texto do email que enviei para eles, sem obter qualquer resposta. Enviei para
ces@ufpel.edu.br. Não obetendo resposta, também enviei outro email no domingo, falando dos links quebrados, que também não tive resposta.
Abaixo o email:"Minha esposa prestou o concurso ontem, e pelo que vimos, caíram bastante questões da estrutura interna e história da UFPEL, coisa que não constava no edital e que favorece quem estuda ou já trabalhou na instituição, como os contratados que o governo exigiu que fossem demitidos. Assim esse concurso já começou ferindo o princípio da isonomia, pois além destes assuntos não constarem no edital, favorecem quem trabalhou na instituição.Outro problema, que percebi, foi que nenhum dos gabaritos(assim como as provas) não estavam disponíveis no site na hora prometida, apenas haviam alguns links quebrados.E pra piorar, o prazo para recursos não foi nem de 1 dia útil. Qualquer pessoa que trabalha, como eu e minha esposa, não tem essa disponibilidade, de fazer todos os recursos no domingo e ainda entregar os recursos pessoalmente no prédio do CES, num horário comercial reduzido, que qualquer um estaria trabalhando, além de que deveria fazer todos os recursos no Domingo; coisa que também seria impossível, pois os gabaritos não estavam disponíveis.Assim solicito explicaçoes, prorrogação do prazo de recurso e anulação das questões cujo tema NÃO CONSTAVAM NO EDITAL.E anuncio que caso tais vícios não sejam sanados imediatamente, pretendo formalizar denúncia ao Ministério Público.
E acho estranho, um concurso que parece elaborado pela própria UFPEL, apresentar questões cujos temas não constavam no edital, favorecem àqueles oriundos da ufpel, como os contratados que deveriam ser demitidos.Estes teriam maior facilidade para voltarem ao cargo, dessa vez concursados, não teriam?Eu acredito que sim."
Gostaria de saber se podemos fazer alguma coisa, divulgar este nepotismo disfarçado da UFPEL, que já mostrou não ser uma instituição muita "limpa".


6 comentários:

Anônimo disse...

O bom é que na UFPEL, tudo é previsível, tudo é bem claro!!! os editais tanto desse concurso quanto o do novo são bem objetivos: COLOCAR QUEM ELES QUEREM, ONDE ELES QUEREM, QUANDO ELES QUEREM. Ou seja, se você não conhece o reitor, não pertence ao seu círculo pessoal ou profissional, NÃO ADIANTA SE INSCREVER, DÊ O VALOR DA INSCRIÇÃO A UMA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE, lá eles realmente precisam!!!

Anônimo disse...

É bem assim, mas infelizmente ninguém faz nada e tudo continua a muitos e muitos anos a mesma coisa, beneficiando sempre os apadrinhaddos, até mesmo através de concurso. Que maravilha!!! é muita indignação!...

Anônimo disse...

Para entrar tem que passar no concurso. Estuda mais e reclama menos. Pelo que deu para sentir tu estás fora.

Anônimo disse...

Amigo, se cuja carta foi publicada no blog. Sou funcionária da UFPel e estou torcendo que você passe no concurso. A maioria dos funcionários são uma cambada de puxa saco do Cesar, então continue expondo suas indignaçoes, não sei se terão efeitos, pois o senhor reitor parece estar muito bem protegido, por juizes e politicos.
Mas de qualquer forma não se surpeenda com estas coisas vindas do CES pois isto aqui dentro é muito pior que você imagina. O diretor daqui era funcionário da UCPel, passou em primeiro em um concurso que ele mesmo fez, depois desistiu, tentou de novo, e passou em terceiro.. apareceu uma vaga para ele e assumiu. Ele é engenheiro eletrico, lotado no IFM e com cargo no CES, precisa mais?!
Acho que to inventando
http://www.diariopopular.com.br/22_05_07/p0503.html

Anônimo disse...

Amigos de Pelotas, a cada dia deixa a face transparecer melhor, agora já chama os leitores de também, Consumidores!!!! Ambas faculdades que ele tanto critica, são as mesmas que produzem especialistas tão qualificados. Vai entender.

Abaixo:
Como era meu desejo, a equipe ganha novos colaboradores, especialistas em temas que dizem respeito à administração pública (para mais bem fiscalizá-la), aos interesses dos consumidores e dos leitores como um todo. Com sua presença, o blog ganha maior fôlego, maior variedade de pontos de vista e maior consistência nas abordagens.

Anônimo disse...

A votade de aparecer de certos profissionais no ostracismo ímpressiona...