quarta-feira, 18 de março de 2009

O homem que não fica vermelho

Leia abaixo a magnífica entrevista do magnífico reitor César Borges ao programa Federal Entrevista publicada no site da Ufpel e saiba porque o magnífico reitor não fica vermelho:

A entrevista de Cesar Borges ao Federal Entrevista
16 de Março de 2009
No retorno do programa Federal Entrevista, veiculado às segundas, quartas e sextas-feiras pela rádio Federal FM, foi entrevistado nesta segunda-feira(16) o reitor da UFPel, professor Antonio Cesar Gonçalves Borges, que durante uma hora falou sobre os principais assuntos de interesse da comunidade universitária. Segundo ele, apesar da notícia de corte da ordem de R$ 2 bilhões em recursos para a área de Educação, por parte do Ministério do Planejamento, há a confirmação de que o Reuni não será atingido.
“Pelas informações que se tem, também estão mantidos os concursos públicos na área da Educação. No segmento docente, há a promessa de concurso público para mais cem vagas até o final do ano. Para técnico-administrativo, o MEC e o Ministério do Planejamento estão trabalhando em um projeto, que deverá estar concluído em junho, chamado Técnico Equivalente”, anunciou Cesar Borges.

O reitor admitiu atraso no cronograma do Reuni, motivado pela decisão do TCU de que as universidades não podem se utilizar das fundações de apoio para a execução das obras. “Embora já tenhamos iniciado muitas obras em 2007, essa decisão é do final de 2008, mas lamentavelmente o Ministério Público local entendeu que devíamos cumprir esta decisão de forma retroativa”, observou.
“Há uma série de desafios que precisamos enfrentar, obviamente sempre respeitando a legislação e o que determina a Justiça, como sempre foi, mas haverá dificuldades ao longo desse segundo período de gestão. Mas, estamos bem conscientes que é possível avançar, existe muita coisa andando, muitas obras já iniciadas, outras já concluídas e tenho a convicção de que chegaremos às metas traçadas até o ano de 2012″, disse o reitor, destacando os oito novos cursos já com vestibular realizado, e em especial a concretização das engenharias.
“Pelotas e a região Sul precisam muito de infraestrutura, de pessoal técnico. A Universidade terá de caminhar nessa direção. Os cursos tradicionais obviamente continuam, mas é preciso que nesses 3, 4 anos que seguem possamos passar a oferecer ao mercado de trabalho pessoas qualificadas nessas áreas, atendendo essa importante demanda”, enfatizou.
Sobre a nova gestão, o reitor explica que não será uma continuidade do que foi a administração anterior, pois existem novos objetivos a serem atingidos: “Agora a Universidade tem que se internacionalizar. Ao longo dos primeiros quatro anos, trabalhamos pouco com ações internacionais porque precisávamos arrumar a casa. Além disso, a Universidade precisa sofrer uma mudança radical na sua estrutura organizacional e sobretudo no que se refere ao estatuto e ao regimento que rege a instituição, que têm 40 anos e estão defasados. Muitas coisas que estamos fazendo não têm o abrigo direto do estatuto e por isso ele precisa ser modificado, e, por outro lado, há quatro anos, quando iniciamos a administração anterior, tínhamos 48 cursos superiores de graduação, dentro de 22 unidades acadêmicas. Hoje temos 70 cursos e até o final do ano que vem, estão previstos 83 e acredito que chegaremos aos 90″.
“Algumas pessoas criticam que esse avanço é exagerado, mas é necessário, porque a população não tem mais como pagar universidades privadas. Então há essa política do governo federal, não apenas do ponto de vista econômico, obviamente importante, mas temos que nos equiparar aos países do primeiro mundo, onde existe um número expressivo de universidades e no mínimo 30% da população jovem está dentro da universidade - no Brasil este índice não passa de 10 ou 11% da população. Temos que oferecer novos cursos e precisamos desenvolver uma nova estratégia curricular e pedagógica, de forma a continuar a oferecer qualidade de ensino, mas ao mesmo tempo qualificando mais gente. Esse é um objetivo não apenas da UFPel, mas de toda a universidade brasileira e temos certeza que teremos a colaboração de todos os professores, uma vez que também estamos ampliando nosso quadro docente. Nunca a Universidade teve tantos concursos públicos para docentes como agora e temos a expectativa de, até o final desse ano, ampliarmos os concursos, oferecendo mais 100 vagas docentes”, anunciou.
Sobre a maior atenção ao ensino das ciências, estimulada pelo Ministério da Educação, com o objetivo de incentivar o jovem estudante a interessar-se pelos temas científicos, Cesar Borges acredita que é preciso desenvolver o aprendizado que estimule a criança e o adolescente e reconhece o papel da Universidade na formação de professores mais preparados. “Nesse sentido, resolvemos colocar um pró-reitor como um assessor da Reitoria para trabalhar esta questão das ciências, em um projeto especial de ensino e educação continuada. O professor Vitor Manzke, que era pró-reitor de Extensão, vai trabalhar exatamente nessa área, em projeto especial junto ao MEC para isso”, informou. Nos próximos três meses deverão ser feitas reuniões nas unidades, conversando com os docentes para colher as informações sobre o que eles acham mais adequado no sentido de progredir na direção da ciência como um todo, sobretudo matemática, física e química.
Início do ano letivo
De acordo com o reitor, durante 10 anos ou mais, a Universidade tem dependido, dentro de seu quadro técnico-administrativo, das fundações de apoio, porque o governo federal não repôs em número suficiente os técnicos administrativos. Então, ao longo desse tempo, as fundações de apoio auxiliaram com pessoal, em trabalhos de secretarias e trabalhos de laboratórios, que sempre supriram a falta dos técnicos que foram se aposentando. Entretanto, por uma representação do Ministério Público local, o juiz federal entendeu que isso não poderia mais ser feito e determinou um prazo para que as fundações de apoio fizessem uma seleção e as pessoas que anteriormente trabalhavam naquelas funções fossem demitidas, a menos que tivessem sido aprovadas em um processo seletivo público, e substituídos por outros. Isso ocorreu e nesse processo de contratação de pessoal há necessidades de exames médicos e uma burocracia explicitada na legislação em vigor, não permitindo tempo suficiente para que tudo isso se regularize.
Há ainda um problema adicional: das pessoas que estão sendo admitidas muitas delas não têm nenhuma experiência. “Com isso, passaremos, durante alguns meses com gente inexperiente nas tarefas que serão executadas. Ao longo desses primeiros seis meses haverá prejuízo no funcionamento da Universidade. Mas é uma decisão judicial que está sendo cumprida à risca. Todas as unidades foram consultadas se teriam condições de iniciar as aulas no tempo previsto. Houve apenas a manifestação de uma unidade, que poderia iniciar no dia 9 de março, que foi a Faculdade de Direito. Todas as demais faculdades, institutos e escolas superiores foram contrários, pois não apresentavam condições de iniciar, razão pela qual as aulas iniciarão impreterivelmente no dia 13 de abril. Contra o mecanismo de tentar criar o caos na Universidade, deixamos bem claro que no dia 13 de abril as aulas serão iniciadas!”, enfatizou Cesar Borges.
30 Horas
“Como todos sabem, sempre apoiamos os servidores técnico-administrativos e o sindicato que os congrega na ideia de implantarmos esse regime, apesar de um movimento extremamente contrário a isso, até mesmo por parte da Andifes - fomos a única universidade a implantar as 30 horas. Há agora o Ifet, que funciona no regime de 30 horas, mas que tem características completamente diferentes das nossas. Há posições muito contrárias a isso, especialmente por parte do MP Federal e por parte da Advocacia Geral da União (AGU). Mas de qualquer forma, quando o MP ingressou no Tribunal de Contas da União contra a Administração da Universidade por estarmos nos valendo das fundações de apoio para diferentes ações, sobretudo com a utilização de pessoal dentro da Universidade, que resultou também em representação junto à Justiça Federal (cuja conseqüência foi a demissão de todo esse pessoal das fundações), houve a necessidade por parte das unidades de retornar às 40 horas devido à perda dessa força de trabalho de que dispunham anteriormente. Não foi uma decisão administrativa do reitor, mas dos diretores das unidades no Conselho Universitário”, esclareceu o reitor da UFPel.
“Sobre o contraponto de que o Ifet funciona no sistema de 30 horas, a AGU justifica que esse regime foi aprovado porque a entidade está aberta constantemente das 8h às 23h e em segundo lugar não há a figura das fundações de apoio. Qual a justificativa de diminuir carga horária dos servidores - o TCU também se baseou muito nisso - e ao mesmo tempo a Universidade contratar outros de fundações para suprir suas necessidades? Segundo eles, é paradoxal”, observou. Mesmo admitindo que é um tema a ser examinado, Cesar Borges entende que os alunos da Universidade não podem ser prejudicados e, para haver um retorno às 30 horas, somente com a aprovação do Conselho Universitário.
Campus Porto
“Cumprimos com nossa promessa e a nova Reitoria já é uma realidade. E a conseqüência importante disso: no dia 13 de abril, quando estaremos iniciando as aulas, serão inauguradas as novas instalações da Faculdade de Veterinária, aonde antes era a reitoria, no campus Capão do Leão, destinando também um espaço para o Centro das Engenharias. Já vamos iniciar o ano letivo com coisas novas, num ano em que se comemora o quadragésimo aniversário da UFPel”, adiantou o reitor.
Curso de Letras
Apesar de estarem concluídas as salas de aula no primeiro pavimento do segundo bloco do campus Porto, o reitor sugerirá que a transferência da unidade para sua futura sede seja adiada, em conseqüência das obras que persistem no segundo piso e que, inevitavelmente, ocasionariam poeira e ruído excessivos. Por conta disso, as aulas do primeiro semestre ainda deverão ser ministradas no prédio hoje ocupado pela Faculdade.
Uma novidade será o funcionamento da Faculdade de Enfermagem nesse novo bloco do campus Porto. Segundo o reitor, havia a idéia de comprar a área hoje ocupada pela unidade, mas os proprietários desistiram da venda. Além da Enfermagem, funcionarão no segundo andar os cursos de Museologia e de Nutrição. Os grandes laboratórios de museologia e restauro ficarão localizados no primeiro andar. Em seguida, será licitada a construção do terceiro andar, que sediará o curso de Economia e outros, cuja instalação será avaliada.
Outros prédios
“Quero chamar a atenção que, em caráter provisório, estão sendo instalados no antigo prédio da Alfândega os cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Materiais. O prédio está sendo reformado e deverá ser utilizado até que as engenharias tenham sua área própria. O prédio da antiga Escola de Belas Artes, na rua Marechal Floriano, esquina Santa Tecla, deverá ser inaugurado no prazo de dois meses, devendo funcionar, na pavimento superior, o curso de Teatro, sendo o térreo destinado às atividades de extensão e pesquisa do Instituto de Artes e Design (IAD), e com um pequeno espaço para exposições”, anunciou.
Novos cursos para 2009
Na entrevista, o reitor Cesar Borges disse que estão em estudo, mas ainda necessitam de confirmação, para serem ofertados já no Vestibular de Inverno, os cursos de Jornalismo, com algumas habilitações, e Relações Internacionais. Nos demais cursos, inicialmente previstos, poderá haver algumas mudanças, em função de área física. Como exemplo, Psicologia, que seria agora, será em 2010.
Centros
O reitor explicou que a criação dos Centros, aprovada no Conselho Universitário, vem em favor de aspectos estruturais. Cesar Borges lembra que há um processo em andamento no Ministério da Educação, que busca a padronização das universidades federais, onde está prevista a instituição dos Centros e que é preciso pensar nesta possibilidade, sem prejuízo dos departamentos hoje já existentes nas unidades acadêmicas. Segundo ele, em função das divergências suscitadas entre algumas unidades, foi criada uma comissão ligada ao Conselho Universitário que discutirá as diversas questões envolvidas na mudança de regimento, num prazo de 120 dias. A comissão é composta de um representante dos Institutos (professor Álvaro Barreto, diretor do ISP), um representante das Faculdades (professor Paulo Borges, diretor da Faculdade de Letras), um representante de Escolas-Esef (professor Schild), além do professor Ernani Ávila, pró-reitor de Extensão e Cultura e com conhecimentos júridicos, de representante dos técnico-administrativos no Consun (Marilaine), e a liderança discente no Conselho (acadêmico Gladimir). Esse grupo vai trabalhar, também com a assessoria do assessor especial Mauro Cunha, que realiza um comparativo do funcionamento de todas as universidades federais que possuem centros. Em 120 dias, a Comissão formulará propostas ao Conselho Universitário, que obviamente serão discutidas por toda a comunidade universitária.
Já estão institucionalizados, a partir de aprovação no Consun, o Centro das Engenharias, o Centro de Educação a Distância e o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (abriga a Biotecnologia e abrigará o novo curso de Bioinformática).
Outras informações
Previsão de aumento no auxílio estudantil - a Universidade aguarda repasse do MEC e tem a expectativa de poder aumentar o número de bolsas de apoio ao estudante, na mesma proporção ao aumento do número de vagas.
Restaurante do CAVG
A Administração trabalha no sentido de que o restaurante do CAVG tenha de imediato a mesma estrutura e o mesmo comando do Restaurante-Escola do Campus Capão do Leão, de muito boa qualidade e motivo de constante elogio por parte dos usuários, sobretudo dos estudantes.
Residencial Simon Bolívar (180 apartamentos para servidores da UFPel e fundações)
Inauguração está prevista para os próximos dois meses.
Lancheria
Situada no local onde funcionou o restaurante Praça XV, será inaugurada, no próximo dia 13, a Lancheria do Campus Capão do Leão. Será um espaço próprio da Universidade, administrada pelo projeto Pires, que gerencia o Restaurante-Escola.
40º aniversário da UFPel
A propósito dos 40 anos da Universidade, Cesar Borges afirmou que há bons motivos para comemorar. “Acho que temos de passar a enxergar sempre as coisas boas, especialmente os alunos, professores e funcionários. Os antigos podem comparar e perceber que a Universidade melhorou muito ao longo desse tempo e penso que devemos valorizar isso. Não devemos pensar apenas no que está mal, no que tem que ser mudado - às vezes são coisas pequenas, mas que tomam uma dimensão muito grande pela utilização dos meios de comunicação, hoje muito fáceis de serem utilizados por quem quer mostrar o que está ruim e não o que está bom”, enfatizou.

5 comentários:

Anônimo disse...

Perguntar não ofende: a ponte que caiu não teria que ser feita pela Eco Sul?

Anônimo disse...

Temos que reconhecer que nunca se fez tanto em tão pouco tempo.

Anônimo disse...

Pergunta. Qual o único hospital da Zona Sul do Estado que possui uma agência de comunicação exclusiva??
Resposta:Não, não é privado, com recurso próprios. É 100% SUS, com dinheirinho todo federal, ou seja, nosso. digite http://www.completacomunicacao.com.br pra ver que página abre!!!

Anônimo disse...

---- Você sabia que ----

As empresas da FAUmilia são.

Serve para servir salgadinhos e fazer auê dentro do HE não se PAGA!
http://www.completacomunicacao.com.br

Serve para desenvolver serviços para terceiros e para dentro do hospital NÃO SE PAGA
http://www.adsweb.com.br/inicio.php
Tem a da farmácia:

DIZEM QUE SE PAGA.
http://www.extractus.com.br/inicio.php

PIDADA TOTAL...........
E mais a Vertico, do ramo do vestuário.
AGORA MP VAI VER AS CONTAS DESTAS EMPRESAS. VE A GRANDE FAMILIA, TEM FAMILIAS INTEIRAS TRABALHANDO ENTRE ELAS.
NOTA: todas com $$$ DIM DIM PÚBLICO.
CNPJ E OUTRAS FACILIDADES PARA DESVIO DE DINHEIRO. Olhem quem são os fornecedores, sempre os mesmos.

Anônimo disse...

A UFPel X Carta Marcada.

Causa dúvidas, o concurso p/ a Universidade Aberta/UFpel, conforme EDITAL/PRG Nº 002, DE 23 DE JANEIRO DE 2009, com período das inscrições: de 29 de janeiro a 26 de fevereiro de 2009. O fato que até o momento (hoje é dia 31/3/2009) NÃO HOUVE HOMOLOGAÇÕES das referidas inscrições. A dúvida começa a descambar para que algo muito extranho esteja acontecendo (no mínimo favorecimento de álguem), se não bastasse não consta no presente edital o referencial bibliográfico para a realização das provas escrita e prática de algumas vagas. Partindo do princípio de que onde há fumaça há fogo, tenho como hipótese que alguém (importante/favorecida(o)), ainda não despõe do título necessário para tal investidura. Ficamos no aguardo..Ah..não esquecendo em contato com o CES (CENTRO DE EXPERTEZA E SAFADEZA), informou-me por telefone que a data prevista de homologação será o dia 24 de abril do corrente, praticamente dois (02) meses do fim das inscrições...Qual a razão de tal demora? A UFPel e seu corpo docente continua em FÉRIAS??