terça-feira, 23 de junho de 2009

O mundo da lua do magnífico reitor César Borges

Mais uma do magnífico reitor César Borges. Nada é capaz de parar sua magnificência. Como fazer isso? Fácil. É só fiscalizar as contas, ver o trabalho realizado (e, naturalmente, sua necessidade), e o efetivo funcionamento daquilo que ele se propõe. Acontece, porém, que César Borges é inatingível. Sobre ele recai uma couraça impenetrável que o isola de todas as complicações que o Ministério Público já denunciou. A Justiça dorme convenientemente e, no caso das irregularidades cometidas pelo magnífico reitor, é condescendente demais com o descaso para com o bem público. Isso, talvez, é reflexo do mesmo vício do Legislativo e do Executivo nacional, que tratam a coisa pública como algo privado (para poucos) que tem apenas no favorecimento escandaloso sua razão de existir.
O magnífico reitor tem curso universitário. Teria tratamento privilegiado na cadeia.


UFPel recebe os equipamentos do Planetário
(do site da Ufpel) 22 de Junho de 2009
A UFPel recebeu nesta sexta-feira (19), o conjunto de equipamentos que formarão o Planetário da UFPel, local onde poderão ser contempladas projeções do céu, dos astros e dos fenômenos celestes. A entrega foi feita oficialmente ao reitor Cesar Borges, em seu gabinete, pelos funcionários da empresa paulista Sphaera Planetária, que farão a instalação do equipamento e o treinamento de profissionais planetaristas.
O Planetário da UFPel será o quarto do país construído com tecnologia exclusivamente brasileira. O prédio, no Campus Porto, comportará além do Planetário, um miniauditório, um espaço para exposições e uma biblioteca específica de astronomia. De acordo com o técnico responsável da Sphaera, Carlos Mariano, a previsão de inauguração do Planetário é para o primeiro semestre de 2010.
O projeto prevê também a construção de um Observatório fixo, possibilitando ao público a contemplação do céu simulado no Planetário e a observação do céu real pelo telescópio. No próximo mês, a UFPel receberá o observatório móvel que servirá para a divulgação da astronomia em eventos e escolas de Pelotas e região.
De acordo com o reitor Cesar Borges, além da importância educacional e cultural, o Planetário será uma opção de lazer para a comunidade. “Estamos estudando uma área para abrigar os museus que complementarão a área do Planetário”, acrescentou.
A professora Virgínia Mello Alves, do Instituto de Física e Matemática(IFM) e coordenadora do Nó Local do Ano Internacional da Astronomia (AIA) salientou a importância da aquisição dos equipamentos no AIA que comemora os 400 anos das primeiras observações feitas por Galileu Galilei. “A astronomia é multidisciplinar. Os alunos das artes e da museologia também estão motivados com a construção do Planetário. Ele poderá servir de fonte de inspiração e é reconhecido como um museu”, afirmou.
A universidade está avançando na área de astronomia inclusive com estudos e pesquisas em parceria com 32 instituições. A aquisição do Planetário pela UFPel objetiva aumentar o interesse da comunidade nesta área. “Aproximar a ciência da vida dos estudantes é uma forma de estimular os alunos a escolherem esta área de atuação”, disse a coordenadora do AIA.

7 comentários:

Anônimo disse...

Aos interessados em investigar as fraudes na UFPel, segue um passo a passo.

1 - Solicitar ao departamento de Recursos Humanos da FAU, uma lista simples, contendo:

i) nome> ii) função iii) departamento iv) data da contratação>

2 - Solicitar esta mesma lista para as outras fundações.

3 - Confrontar esta lista com a lista de aprovados no concurso da FAU.

4 - O que irão identificar.

a - Que pessoas são contratadas fora do concurso.
b - pessoas que não constam no concurso também são contratadas na FAU.
c - Que pessoas destinadas para a FAU estão trabalhando na universidade.

Tem filho trabalhando junto com os pais, isso que na ufpel não tem creche. kkkkk
Existe sogro que contrata genro. Investimento no futuro. kkkkkkkk
Amigos e etc... mas não vamos ser tão éticos assim né! .... Se ficar só nas contratações fora da listagem de cadastro, os desviso de função já ta legal.
Podia também se não for muito serviço ver os que não foram para rua dos projetos e contratos.

Anônimo disse...

É verdade!

As contratações por fora continuam numa boa.

E mais, nem todos os 700 aquele foram demitidos. Alguns permaneceram, pois como não sabem escrever o português corretamente, ficaram para estabelecer um certo nivelamento nesta instituição superior.

Anônimo disse...

oba! mais cargos a vista....quem sabe uma FAE (fundação de apoio espacial) novas fundações, novos empregos para amigos e parentes e esta solucionado o problema...rsr

Anônimo disse...

Xiiiiiiiiii, agora sim a Prof. Virginia vai ter motivo pra nao dar aula...vai ver a lua no céu !

Anônimo disse...

Gostei desta do Planetário. Parabéns a Universidade Federal de Pelotas. Enquanto nos tempos da Inguelore o mais longe que se conseguiu chegar foi na construção de um centro de convivência praticamente fantasma no Campus do capão do Leão. Enfim convém lembrar né...

Unknown disse...

Tenho pensado sobre o planetário da UFPel. Usualmente se esperaria uma boa acolhida por uma população que gostaria de ter sua cultura aprimorada, porém, em se tratando de Pelotas, parece que ações que podem resultar em melhorias na educação em todos os niveis, não são bem vindas. O papel de uma Universidade é prover a sociedade de profissionais competentes e contribuir para o aumento do nivel cultural da população em todos os sentidos. Mas em Pelotas isso não é bem visto! Talvez pelas características da sua sociedade culturalmente falida. Aqui o importante é aparentar. Pelotismo dos pelotinos. Espero que o planetário mude esta concepção arcaica. Estariam sendo dadas pérolas aos porcos?!?!? Espero que não. O tempo dirá!

Anônimo disse...

Quero aqui tomar partido da Profa. Virgínia. Não consigo entender o comentário anterior pois fui aluna dela durante o período em que esteve em cargo de direção da PRG. Para mim ela é uma grande professora e os alunos da licenciatura em Física perderão muito se ela se afastar das aulas. Por outro lado, acho que ela poderá fazer muitas coisas boas no Planetário para a UFPel e para a comunidade, inclusive para aqueles que agora estão criticando a idéia e a sua pessoa. Acho maravilhoso podermos ter acesso ao mundo da Astronomia.