sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Macumba na Câmara

Parece brincadeira, mas não é. Um caixão, sete bonecos espetados (sete é número primo e tem algo de mágico, não!) com agulhas e uma foto dos sete componentes da Mesa Diretora da Câmara de Pelotas foram encontrados numa das entradas para o porão do prédio da Câmara. É mais um fato que entra para o folclore dessa instituição, como a campanha eleitoral de Cururu Insaurriaga, as performances de Geane Matiello, as calças arriadas de Samarone, o assistencialismo barato praticado pela maioia dos representantes do povo e a falta de modéstia do irmãozinho Otávio Soares, que não pode ver uma máquina fotográfica que se coloca na frente. O povo pelotense não merece isso. Mais do que trabalhos de macumba, é preciso, sim, renovar esse quadro que aí está e que só traz vergonha a Pelotas. É preciso iniciar uma campanha cívica para que todos, sem exceção, não consigam se reeleger. Só assim Pelotas se livra dessa maldição. Macumba poe ajudar, mas, no caso da Câmara de Pelotas, é insuficiente.
O espírito galhofeiro que colocou o trabalho na Câmara não é nada mais do que isso, um brincalhão. A cidade não merece ser motivo de chacota por conta disso.
Deixo, portanto, os comentários para os leitores. Nos Comentários, é possível ver os posts enviados pelos leitores, com links para as reportagen, fotos e vídeo da macumba.

Cidade: Artigo de magia negra é encontrado na Câmara de Vereadores
Anna Fernandes
Depois do suplente de vereador Édson Campos, o Samarone, baixar as calças no pátio da Câmara de Vereadores e ganhar repercussão nacional, um outro fato inusitado promete atrair a atenção da imprensa nacional ao Legislativo pelotense. Um vigia da Casa, ao varrer perto dos canteiros, encontrou numa das entradas para o porão do prédio uma espécie de vodu. No "trabalho", um minicaixão contém sete bonecos. Cinco estão com a foto oficial da Mesa Diretora empossada no dia 27 de dezembro. Em cada boneco foram espetados alfinetes. O que representa o presidente, vereador Otávio Soares (PSB), foi o mais atingido, com sete locais alfinetados: o coração, o rim e cinco no rosto.Duas versões são contadas para o aparecimento do suposto artigo de magia negra. A primeira versa sobre a entrega do material durante o dia por um mototaxista em gabinete parlamentar. Porém, conforme um especialista em Umbanda, para que surtisse efeito, o "serviço" teria que ser colocado no local logo após a meia-noite. Portanto, a segunda hipótese é a mais apontada. Alguém, provavelmente um servidor da Casa, teria pedido para entrar durante a noite no prédio e depositado o artefato num buraco entre as salas do vereador Ademar Ornel e do presidente da Mesa.Segundo o especialista em Umbanda que analisou o vodu, trata-se de magia negra para prejudicar e até pedir a morte dos vereadores. O "trabalho" teria custado em torno de R$ 3 mil. Dentro do caixão, além das miniaturas dos parlamentares e, possivelmente de dois articuladores na eleição da Mesa Diretora, está depositada areia, que dizem ser de um túmulo. Nenhum dos servidores da Câmara queria pegar o objeto com medo de ser amaldiçoado.
Presidente desaprova o ato
Otávio Soares lamentou o fato e pediu que fossem analisadas todas as fitas das câmeras de segurança externas do Legislativo. "Fico me questionando quem teria feito uma coisa dessas. O responsável por esse ato demonstrou mesquinhez e espírito muito pobre. Se é alguém ligado à Câmara prejudicou a cidade. Foi uma ação inconseqüente que macula a imagem do Legislativo pelotense", falou. O presidente também brincou e disse que o dia de ontem foi positivo, pois sua filha tinha sido aprovada no Vestibular da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sobre dores pelo corpo, afirma que estas fazem parte de seu cotidiano devido a problemas ósseos que enfrenta.
Conspiração
Na Câmara de Vereadores surgiu o boato de que teria sido um vereador ou um de seus assessores que levou o "trabalho" para a Casa. Isso seria uma forma de vingança por ter sido rompido o acordo firmado em 2005 para a eleição da Mesa Diretora em sistema de rodízio. No último pleito os vereadores desfizeram o pacto e reelegeram Otávio Soares.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não há melhor macumba do que a que será feita nas urnas, em 05 de outubro, pela população de Pelotas. Esta sim, vai varrer p/ sempre vereadores, prefeitos, secreários e assessores.

Este sim, um golpe legítimo, longe das baixarias e pilantragens.

O poder está nas mãos do povo, basta querer!!!

Anônimo disse...

Pode ser que espetando, esse pessoal saia do FAZ-DE-CONTA que é a marca do Legislativo e tb do Executivo.
Ilusionistas, manobristas da massa de manobra.
Irineu, há um deles que faz uma propaganda em rádio, que é uma beleza, dá a entender que ajuda a resolver o problema do cidadão. Criatividade é isso ! As próximas eleições estão aí.
Permita-me adicionar um post antigo meu:

Não é somente o Legislativo que tem os "olhos fechados", convenientemente...
A "nossa guerreira" disse em entrevista que a imprensa daqui só destaca a poluição das águas do Laranjal (não sei qual a imprensa que ela refere!), que o pessoal insiste em noticiar os relatórios da FEPAM que aponta a falta de balneabilidade da praia. E disse tudo num tom raivoso (característica!), que quando por lá passeia (e faz isso sempre) vê muitas pessoas tomando banho,aproveitando, uma maravilha! Que a imprensa ao invés de noticiar os coliformes fecais, "fato causado pelos moradores que despejam os dejetos na lagoa", deveriam noticiar e destacar as Belezas,as Maravilhosas paisagens do Lugar!
Isso é, "fechar os olhos", a boca, o nariz, para os boletins e somente elogiar o local.
Isso que é uma guerreira! Parabéns - Pelotenses, atenção :
VAMOS FECHAR OS OLHOS !
Vamos fazer de conta...
Governo de Ilusão!
Não sei porque, lembrei do filme "O Tubarão" (1, 2 ou 3 ?).
Quem não queria noticiar que os tubarões estavam na praia? Daí...
Vivam os guerreiros !
quando voltará a faixa de "Nossa Guerreira" na praça Cel.Pedro Osório.
Praça qual mesmo ? De quem?

E por falar nisso, Projeto Monumenta...Prefeitura Municipal de Pelotas?

Anônimo disse...

QUANDO DOIS DOS SEIS PONTOS ANALISADOS PELA FEPAM ESTAVAM IMPRÓPRIOS PARA BANHO, A NPTÍCIA VIROU MANCHETE DO DIÁRIO DOS FETTER.

AGORA QUE TODOS OS PONTOS ESTÃO IMPRÓPROS, GANHOU UMA NOTINHA DE RODAPÉ.

ASSIM É SATOLEP, LINDA NAS LENTES DOS FOTÓGRAFOS OU NOS VERSOS DOS PSEUDO-POETAS. MAS UM LIXO NA ESSÊNCIA - COMO AQUELES QUE SE DIZEM JORNALISTAS! OU SERÃO ARTISTAS?