sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Era uma vez...

Era uma vez um Jornalista - ou pelo menos ele gostava de ser chamado assim. O Jornalista andou muito por aí. Fez, desfez, deu suas cabeçadas, falou bem, falou mal, serviu um pouco aos humildes e muito aos poderosos. Depois de muitas aventuras, o Jornalista, como diz o ditado, desejou - ou precisou, a história não é bem clara neste ponto - à casa retornar.
Viu que sua terra tinha possibilidades. Se encantou com as novas mídias - principalmente um blog que fazia um certo barulho em terras que um dia havia morado. Viu chances imensas de se dar bem se o copiasse, porém com algumas adaptações, para que o tal blog se transformasse num lucrativo negócio. A oportunidade era única e ele sabia como fazer. O tiro teria de ser certeiro. E foi.
O Jornalista fez tudo certo. Primeiro, se autoproclamou o melhor, o mais independente, o mais bonito da praça. E choveram elogios às pessoas certas. E críticas. O Jornalista agrupou um punhado de colaboradores para ajudá-lo em sua tarefa. A contrapartida seria o desfrute de sua companhia. Tudo começou a ir bem. O Jornalista, então, começou sua peregrinação em busca do sustento.
Conseguiu. Claro, a natureza humana não mede limites. É insaciável. E quer sempre mais, custe o que custar. Prêmios pré-pagos foram amealhados. O céu era pouco para o Jornalista. Seu prestígio, em certas rodas, era fantástico. Em outras, ao contrário, era de fazer corar o pessoal do Mensalão. Mas isso não importava ao Jornalista. Eram intrigas dos despeitados com seu sucesso. O espelho do Jornalista era sábio: projetava a imagem altaneira dos vencedores imaculados, para não virar cacos.
Um dia, o Jornalista pensou que podia tudo, graças ao seu sucesso incessante. O que podia fazer, agora? A ideia, súbita, clareou sua mente como um relâmpago quando risca os pampas: vou ser Vereador! Estava lançada sua candidatura. Estava num bom momento. Tinha um blog com certo prestígio entre certas gentes. Podia fazer o que queria nesse espaço, inclusive a auto-idolatria ou desancar adversários. Quem teria coragem de criticá-lo? Seria o primeiro passo para conquistar o Executivo, depois o governo do Estado e, por que não? a presidência de seu país. Para o Jornalista, tudo é uma questão de tempo. E de complexas relações.
A história precisa de um fim. Por favor, enviem suas sugestões.

9 comentários:

Anônimo disse...

Aposto que se trata do vaidoso daquele blog unilateral que prega liberdade de imprensa, mas só publica os comentários que lhe agradam ou o elogiam. O Fim da história é o seguinte: Vai cair na real quanto a sua popularidade. Decepção total. Mas irá botar a culpa nas urnas eletrônicas ou outra coisa qualquer.

Anônimo disse...

Irineu, parabéns pela brilhante narrativa, coragem e transparência.
Este ser ao qual você se refere, deve estar lisonjeado, pois nem ele mesmo conseguiria descrever sua trajetória, de maneira tão precisa. Até tinha certa admiração pelo Sr. Rubens Amador Jr., ou Rubens Filho sei lá, porém, ao ver no teu blog no tópico de 2008 "VOU SER PROCESSADO?", que ele não publicava no blog dele,opiniões que fossem contrárias a ele, vi a real essência e falta de caráter desta criatura. Semana passada, ele se vangloriou em seu blog de vitória no processo contra a família do finado vereador José Artur, onde ele publicou a foto do enterro do vereador em uma reportagem que se referia a uma situação nada a ver com o sepultamento do mesmo. Que falta de respeito e noção. O cara é metido a filosofo e acaba deixando um furo desses. Eu se fosse ele tinha ficado quieto, pois foi ridículo o que ele fez. Deve ter publicado essa "comemoração", achando que ia se alavancar com isso, mas pelo que se ouve por aí, o efeito foi contrário ao que ele contava. Que papelão. O Fim é óbvio. Não se elegem nem sindico do prédio.

Anônimo disse...

Sugestão de final: Começou então o nobre candidato a edil galgando seus primeiros votos, na difícil caminhada. Só tinha algumas dificuldades, que o impediam de continuar com chances nesta crucial batalha: Tinha uma dificuldade imensa de Sorrir com sinceridade, apertar a mão e falar a linguagem do dos eleitores mais humildes. Não conseguia por mais que tentasse, pois sempre se escondeu covardemente por trás de um blog unilateral, bancando o democrático e falso moralista, e com isso, o povo inteligentemente não deu o apoio que ele precisava para saciar sua vaidade e cumprir o primeiro passo: se eleger Vereador. Mas realmente, não é para qualquer um. daí então ele viveu triste e amargurado para sempre, remoendo inveja em seu blog. THE END.

Anônimo disse...

Pior é que tem gente que acredita. Fiquei pasmo quando vi que o vice reitor eleito o elogiou.

Anônimo disse...

Também já sofri criticas deste indivíduo que mostra só o seu lado da moeda. Antagonizei com de seus patrocinadores então um nobre edil do PT em pelotas, tentaram me fazer um monstro, sem ouvir minha versão , superei. Mas o candidato só publica o que lhe interessa. Sou pelotense e vou te dizer até acho que esse cara pode se eleger, a qualidade dos políticos de pelotas condiz muito com o estado da cidade e de seu povo. Quebrada, rota, suja e se achando os melhores do mundo. Nem o mundo acadêmico foge a isto, vejam as sujeiras das eleições na ufpel e prevejo um mar de lama pior ainda nas eleições para reitor do ifsul, aguarde e veras. Mas como dizem cada povo ou instituição tem os governantes e gestores que refletem a cara dos seus eleitores ou seja cada um tem o governo que merece, infelizmente pelotas e suas instituições tem sido o grande exemplo vivo disto.

Anônimo disse...

Duvido que este Rubens Amador Filho se eleja. Prepotente, egocêntrico. Blog de conviniência. Pena o Irineu não estar mais por aqui, atualizando constantemente este blog. Isso sim era jornalismo de verdade. Vi uma reportagem deste Senhor, onde se exibe que ganhou uma causa judicial da família do finado vereador José Artur, onde ele usou uma foto do enterro do mesmo, numa matéria que não tinha nada a ver com o ilustre vereador. Que cara bem macabro e abusado. deveria pedir desculpas ao menos. é muito sem noção. Olha.. Se botar 500 votos é muito.

Anônimo disse...

Sei bem quem é este sujeito!!!
será que é verdade isto que falam dele neste link. Ele é ajudado mesmo por um procurador da república?

sambanompf.blogspot.com/

Anônimo disse...

700 e poucos bobos acreditaram nas bobagens do jornalista (?).
Restou colocar a mala no saco.

Anônimo disse...

Fez um voto a menos que o Palhaço Bebé.