sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Pelotas alagada. De novo

Recebi o seguinte e-mail de um leitor:
Mais uma chuvarada forte na madrugada e Pelotas está embaixo de água, de novo. Os bombeiros recomendam que não se saia de casa. Táxis e ônibus deixaram de circular pela manhã, escolas suspenderam aulas, a Lagoa dos Patos transbordou e invadiu a avenida, no Laranjal, há muitas casas invadidas pela água em vários bairros da cidade, inclusive em regiões altas, onde não são comuns alagamentos.

Enquanto isso, propaganda partidária apresentada ontem na TV mostra Fetter Júnior e suas realizações, como o asfaltamento, a estação de tratamento de água (água preta?) entre outras.
Acorda Fetter Júnior. Pelotas está um caos.

Caro ministro Fernando Haddad

Tem reunião na quinta-feira, 5 de março, às 19h, na sede do DCE Ufpel, na praça Coronel Pedro Osório, 62.
Quem convida? o DCE
A pauta? discussão dos problemas da Ufpel e o absurdo adiamento das aulas para 13 de abril (provocado pela irreponsabilidade do magnífico reitor que o sr. colocou para administrar a Ufpel).
Compareça, caro ministro. Certamente será bem-vindo.

Notícias do Fabrício

Alguém tem notícias do garoto Fabrício, que caiu da arquibancada de Fetter Júnior durante o Carnaval? Por favor, enviem as novidades para este blog.

Fetter Júnior está atrasado. De novo. O problema agora é com a merenda escolar

Deu na Agência Brasil (leia abaixo). Os municípios que não prestaram conta sobre o repasse de recursos do governo federal para a merenda devem ficar sem receber. Fetter Júnior não conseguiu enviar a tempo a prestação de contas. Por que será? Que dificuldade Fetter Júnior teve para enviar esse documento?

Pelo menos 895 municípios devem ficar sem repasse de recursos para a merenda escolar
Da Agência Brasil
Amanda Cieglinski

Pelo menos 895 municípios e nove redes estaduais de ensino (Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Roraima, São Paulo e Tocantins) vão ficar sem o repasse financeiro do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) do Ministério da Educação.
Veja aqui a lista dos municípios que ficaram sem recursos para a merenda
Os mandatos dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE) dessas localidades estão vencidos e, por isso, não há como apresentar a prestação de contas referente a 2008 até a data limite, 28 de fevereiro. O levantamento é do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela execução do programa de merenda escolar.
A cada início de ano, estados e municípios devem enviar a documentação para prestação de contas ao CAE, entidade responsável pelo acompanhamento dos recursos para a merenda escolar. Os documentos deveriam ter sido entregues até 15 de janeiro para que os conselhos enviassem um parecer conclusivo ao FNDE até o dia 28.
Em 2009, o Pnae tem um orçamento de R$ 2,02 bilhões para o atendimento dos alunos de educação básica da rede pública. Em 2008, a transferência atingiu R$ 1,49 bilhão chegando a 34,6 milhões de alunos.
Agilidade no envio de documentos

O FNDE recomenda aos municípios e estados que ainda não enviaram os documentos para o CAE que o façam o mais rápido possível. Logo que a prestação de contas chegar e for aceita pelo fundo, o repasse é restabelecido. No caso dos municípios que estão sem conselho, uma nova eleição deve ser feita para que os membros possam analisar e dar parecer sobre a prestação de contas.
O CAE deve ser constituído por sete membros, entre eles representantes de professores, pais de alunos e da sociedade civil.
A coordenadora-geral do Pnae, Albaneide Peixinho, explica que sem um conselho para aprovar essa prestação o município tem o benefício suspenso."O conselho deve observar, por exemplo, se o número de alunos que o município diz que atendeu bate com o de matrículas, ou se a alimentação oferecida é mesmo aquela especificada. Por isso o processo é feito ao longo do ano e não apenas nesse período, o conselho precisa visitar as escolas. E, se o ator [CAE] não existe, como a ação pode ser executada?", questiona.
Caso o município tenha o benefício suspenso, mesmo que temporariamente, deve arcar com os custos integrais da merenda escolar. "É direito constitucional de todo aluno receber alimentação escolar. Se o gestor não tiver recebido ele precisa bancar, até porque as aulas já começaram", aponta Albaneide.
Se os municípios comprovarem que mantiveram a alimentação escolar com recursos próprios durante este período, o FNDE pode pagar as parcelas retroativamente a título de ressarcimento. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 616161 ou no site do FNDE.

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

TCU suspende contrato entre Fundação Simon Bolívar e Ufpel

Leia a íntegra da ata Nº 6, de 11 de fevereiro de 2009. Vou mandar esse documento para o ministro Fernando Haddad.
Leia abaixo a síntese da decisão:

O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou, por medida cautelar, a suspensão imediata da execução de convênio celebrado entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Fundação Simão Bolívar (FSB), com a interveniência da Fundação Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
O convênio previa a reforma da estrutura e a construção de conjunto arquitetônico no Campus das Ciências Agrárias da UFPel. O tribunal vedou a transferência de recursos para execução das obras e serviços de engenharia à fundação de apoio, devido à incompatibilidade da atividade com o conceito de desenvolvimento institucional. O ministro Raimundo Carreiro é o relator do processo.

COMUNICAÇÃO AO PLENÁRIO
Comunicação do ministro Raimundo Carreiro na sessão plenária de 11/2/2009
Comunico a este Colegiado que no dia 6 de fevereiro passado proferi Decisão, no âmbito do processo TC-000.670/2009-1, que faço distribuir aos Nobres Pares e Ilustre Representante do MP junto ao TCU, concedendo Medida Cautelar, com fundamento no art. 276 do Regimento Interno desta Casa, no sentido de determinar ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA e à Fundação Simão Bolívar - FSB a suspensão imediata da execução do Convênio RS/4330/2006, celebrado entre as duas entidades, com interveniência da Fundação Universidade Federal de Pelotas - UFPel, até que o TCU decida sobre o mérito das questões suscitadas em Representação formulada pela Procuradoria da República no Município de Pelotas/RS.
Destaco que foram atendidos os requisitos básicos para a concessão da Medida Cautelar, quais sejam, o fumus boni iuris, caracterizado pela vedação, nos termos da jurisprudência firmada neste Tribunal, da transferência, às fundações de apoio, de recursos destinados à execução de obras e serviços de engenharia em razão da incompatibilidade desta atividade no conceito de desenvolvimento institucional dessas fundações, nos termos do art. 1º da Lei 8.958/94, e o periculum in mora em face da continuidade da execução do convênio pela iminente realização de licitação para a contratação de empresa destinada a reformar a estrutura existente e construir conjunto arquitetônico no Campus das Ciências Agrárias da UFPel. Dessa forma, solicito que seja submetida a aludida Decisão Cautelar ao referendum deste Plenário.


Tarzan

O prefeito Fetter Júnior é o prefeito de todos os pelotenses. Todos sabiam de suas fragilidades, de seu amadorismo café-com-leite, de sua propensão a tergiversar, de sua extensa assessoria de imprensa que insiste em vergar a realidade aos seus devaneios. Fetter Júnior, o prefeito dos pelotenses, não é sério.
No Carnaval, um garoto - Fabrício - caiu de uma arquibancada cuja responsabilidade é da prefeitura. Foi ela que contratou o serviço. Foi ela que checou a idoneidade da empresa. Foi ela que fez os termos da licitação. Enfim, é ela a responsável por esse drama que o garoto e sua família são vítimas.
O garoto pulou na arquibancada? Ora, prefeito, onde o sr. imagina que está? Num salão de Veneza, onde as músicas carnavalescas são tocadas por orquestras de câmara?
Aliás, o que o sr. imagina sobre tudo, prefeito Fetter Júnior? Sobre essa queda, sobre as enchentes que dia sim dia não transformam Pelotas numa lagoa, nas mortes que ocorreram nessas inundações, no asfalto precário que o sr. colocou na cidade, no secretariado que não tem a menor condição, sobre o espetáculo das reuniões de secretariado ilustradas a power point onde o mundo fica azul, sobre essa Sucupira do sul (graças exclusivamente àqueles que a dirigem), enfim, sobre tudo que acontece com o cidadão pelotense, aquele mesmo que o sr. considera um "tarzan"?
Ora, Fetter Júnior, se existem tarzans, é porque existe selva. E a selva, meu caro prefeito, é aí, nessa cidade sem lei onde uma aristocracia de fachada faz o que for necessário para se manter, com a conivência dos poderes estabelecidos.
Uma hora, essa máscara cai.

PS.: dar assistência ao garoto é o minimo que a prefeitura tem de fazer. Não é favor, é obrigação. O tempo da senzala já acabou, lembra-se?

PS2: Vai ter investigação sobre as responsabilidades? Que tal começar com a licitação? Quem vai investigar?

PS3: desejo toda sorte do mundo ao garoto Fabrício.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Irresponsabilidade do magnífico reitor adia início das aulas na Ufpel

O magnífico reitor César Borges é um artista. Descumpre a lei ostensivamente quando contrata sem amparo legal, não cumpre prazos determinados pela Justiça para demitir centenas de beneficiados com sua benção e agora adia o início das aulas para 13 de abril sob a alegação de falta de pessoal. Tome vergonha na cara, magnífico reitor.
É esse o reitor que o magnífico ministro da Educação Fernando Haddad manteve no cargo. Essa camaradagem deixa antever o que vai acontecer: absolutamente nada. O magnífico reitor está cada vez mais magnífico.
O Ministério Público certamente não vai fazer nada também. A Justiça, afrontada que foi pelo não cumprimento de suas determinações nos prazos, engolirá calada mais essa afronta do magnífico.
Clique aqui para ler a íntegra da portaria.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

A internet é interessante...



E na mão de amadores, é um perigo. Pois então, veja lá o que está na Wikipédia, aquela enciclopédia online. Um dos seus tópicos trata do compositor italiano Salieri. Leia na primeira imagem (é só clicar para ampliá-la) o texto completo. Leia e veja que, em outros blogs da internet que existem por aí, nem mesmo a cópia é bem feita. Faltam trechos, estrategicamente retirados para servir a conveniências nem sempre publicáveis. Como, por exemplo, cita uma suposta inveja de Salieri em relação ao compositor austríaco Mozart como fato histórico consumado, mas esquece de complementar com a frase "Tal imagem é resultante da liberdade ficcional dos realizadores, não correspondendo à figura histórica do compositor."
Mesmo assim, a Wikipédia não é uma enciclopédia confiável. Ela é feita com informações produzidas de qualquer um e, por isso, pode conter erros. Nas universidades não se indica a Wikipédia como fonte de consulta, principalmente por conta de suas imperfeições. Existem outros sites com informações mais confiáveis, de fontes mais gabaritadas, sobre todos os assuntos que se possam imaginar.
No entanto, é preciso saber procurar, o que significa trabalho. E trabalho, para alguns, soa como uma palavra feia.
Para estes, um bom começo sobre Salieri, por exemplo, é a revista SuperInteressante (de leitura de fácil compreensão, própria para adolescentes), que traz mais detalhes deste grande nome da música italiana. Quem quiser, que leia e compare o que existe por aí com a verdadeira história. Leia, por exemplo, o último parágrafo da reportagem: "Salieri deu aulas para Beethoven e fez mais sucesso que Mozart. Se um deles tinha razão para ter inveja, pasme, era Mozart".
Ou seja: Salieri foi vítima de um boato, de uma mentira. A mídia da época, assentada em lendas e fofocas interesseiras - que faz escola até hoje - forjou uma versão particular da história, cujos objetivos jamais virão à tona. Exatamente como acontece por aí.

Manipular informações é algo que este blog não faz. Por dinheiro algum. Não faz, e nem fará. O compromisso deste blog, antes de tudo, é com seu titular. E mais: tem a decência de dizer a fonte de onde retira suas informações. Na íntegra, sem cortes.


Leitor atento

Recebi o seguinte e-mail, que publico na íntegra. Com a palavra, o Sanep. Com a palavra, o prefeitoFetter Júnior. Com a palavra, o Ministério Público. Com a palavra, moradores de Pelotas, inconformados com a água suja que invade suas casas pela torneira:

Moro em Pelotas e venho tendo muitos problemas com o Sanep, na verdade o problema é primeiro a falta de qualidade da água e agora - após as chuvas - também a quantidade desta água que chega em minha casa. Talvez o sr. ainda se lembre, pois acho que foi em novembro do ano passado, que eu lhe enviei uma mensagem para o seu blog - encontrado ao acaso quando procurava na Internet algumas explicações sobre filtragens da água e sobre possibilidades de denuncias quanto ao descaso dos diretores e funcionários do Sanep assim como o descaso do prefeito Fetter com a água que vem sendo destinada aos moradores de Pelotas.
Bem na ocasião o sr. me pediu mais informações pessoais minhas e então eu achei melhor esgotar todas as formas de diáogo com o Sanep antes de fazer reclamações públicas. Mas, hoje dia 18 de fevereiro de 2009 - três meses após ter lhe enviado a primeira mensagem cheguei a conclusão de que não há solução alguma através do Sanep.
Vou lhe explicar por cima as várias vezes que me comuniquei com funcionários do Sanep. Primeiro liguei para o 115 (disk Sanep) e falei com a atendente "telefonista" que repassa as reclamações e os problemas para outro funcionário...
Peguei o nº de protocolo da reclamação (água suja), e nada foi feito, então fui para Internet pesquisar sobre este problema e como algumas cidades tentavam resolvê-lo... Achei o teu blog com um artigo sobre a falta de memória do Diário Popular (diria eu falta de vontade)...
Depois que me pediste mais informações pessoais resolvi conversar mesmo com os "responsáveis" do Sanep, para evitar precipitações e possíveis mal entendidos... Falei novamente com a moça do 115 e pedi para falar com a pessoa para quem ela passaria o problema, então ela me informou o telefone da Isabel - dita bioquímica se não me falha a memória - então conversei com esta senhora por alguns minutos explicando a coloração da água que chega a minha casa, as perdas de roupas que acabam manchadas por esta água e a completa impossibilidade de ser ingerida.
Então ela me "explicou" as possíveis razões desta água chegar assim - segundo ela - somente aqui em casa o que não é verdade pois moro no Fragata e sei de casos semelhantes em outros bairros também. No final da conversa ela me disse que pediria para darem "descarga" nos canos que trazem água até aqui.
E veio a segunda conversa, veio a terceira e a quarta e então passamos para os e-mais e nada se resolveu... Vieram algumas vezes aqui alguns funcionários, abriam o canos antes do hidrômetro, deixavam a água sair (suja - segundo minha esposa, pois eu nunca estava em casa por infelicidade) e fechavam o cano novamente, e nada se resolveu...
Tenho as mensagens enviadas e recebidas. Então já que vi que nada seria feito mesmo, comprei dois filtros que foram colocados antes da caixa d'água e antes de uma torneira baixa da rua para poder ao menos lavar algumas roupas claras sem manchá-las. O inconveniente é que segundo o fabricante este filtro não é lavável e deve ser trocado o seu refil de seis em seis meses. Só que aqui em casa ele ficou preto como carvão no primeiro dia, então lavei-o e recoloquei novamente... Hoje tenho feito o seguinte: Retiro o refil (não lavável) a cada três dias e lavo-o e recoloco novamente. O preço do refil é aproximadamente R$ 19,00 o que impossibilita a troca semanal que seria necessária para seguir as orientações do fabricante... Tudo isso eu informei a Isabel, em vão!
No dia 31 de dezembro de 2008, em véspera de ano novo, foi a ultima vez que nos falamos por telefone, falei com um tal de Jonas (responsável pelos rapazes que trabalham na rua) e falei com a Isabel - na verdade alguma moça do Sanep me informou o celular da Isabel e acredito que eu a incomodei na hora das compras do "Reveillon", foi então que ela pediu que nos comunicássemos por e-mais.
Bem, deixando a sujeira de lado, hoje o problema é a "falta de água" aqui no Fragata, segundo boatos, o SANEP pode levar até três meses para normalizar a oferta de água. Se suja estava ruim sem ela pior ainda! Lema do conformado! Então! Moro na Rua desembargador André da Rocha, Fragata. Meu nome é Fábio Waldow. E há mais de um mês em frente a casa 176 há um vazamento dia e noite. O Sanep já foi avisado por outros moradores antes de eu ter ligado para lá há mais ou menos 10 dias. Pra mim disseram que já sabiam, mas tinham informado o nº da casa errado, e eles não conseguiram achar o vazamento que deixa um rastro de água (Brincadeira!). Então informei o nº correto e nada! Na última sexta-feira, 13 de fevereiro, liguei novamente e a moça do 115 disse que passaria novamente a minha reclamação para a pessoa "responsável" então pedi para eu mesmo falar com esta pessoa responsável. Falei com um homem que me disse que no sábado teria plantão pela manhã e eles viriam arrumar (grande piada! Depois de mais de mês viriam no sábado de manha?!?) No sábado fui para Arroio Grande e voltei ontem terça feira e o vazamento me aguardava ali, "vazando!"
Hoje, quarta feira, pela manhã liguei e falei com a mocinha que me disse que eles iriam vir mesmo no sábado, mas que AGORA os rapazes estão tendo que quebrar o ASFALTO (pré-eleitoral) para liberar as tampas do esgoto que foram "lacradas" (com a pressa de asfaltar o centro antes das eleições). Olha, não sei mais o que fazer e estou agora lhe pedindo uma orientação sobre o que pode ser feito a esse respeito. Deveria ir ao Ministério Publico?

Programa Estratégia de Saúde da Família em perigo

Leia, abaixo, reportagem publicada no site do Simers
Terça-Feira, 17 de fevereiro de 2009
Médicos querem garantias da Prefeitura sobre o futuro da ESF em Pelotas

Fonte: Imprensa/SIMERS

Reunião do SIMERS com os médicos de Pelotas
Preocupado com o futuro da Estratégia de Saúde da Família (ESF - antigo PSF) na cidade, o Sindicato Médico do RS (SIMERS) esteve reunido no final da manhã de hoje, 17, com o procurador do município, Saad Amim Salim, na sede da entidade. Segundo a delegada sindical em Pelotas, Gislaine Vargas, os 15 médicos que atuam no programa federal ainda não receberam parte do salário de janeiro, bem como os valores referentes ao fim do contrato da Prefeitura com a Associação de Pais e Amigos dos Excpecionais (Apae) local. “A ESF é a base da saúde e estamos preocupados com a continuidade destes profissionais nos postos, pois não queremos que o vínculo com a comunidade seja rompido”, afirma a médica.
No dia 19 do mês passado, o fim da parceria com a APAE levou à demissão dos médicos e demais profissionais da estratégia, devido à ação dos Ministérios Públicos Federal e do Trabalho. Os órgãos consideraram a intermediação ilegal e exigiram que os contratos sejam feitos diretamente com o gestor.
Segundo a assessora jurídica do SIMERS, Denise Teixeira, a falta de informações sobre o processo de transição gerou insegurança aos profissionais. “Queremos abrir o diálogo com a Prefeitura, para garantir que sejam pagos aos médicos os direitos adquiridos ao longo dos anos”, alerta a advogada. Alguns médicos estão na ESF dede a sua implantação, em 2002.
De acordo com procurador Saad, a pauta será levada ao prefeito Adolfo Fetter Jr., pois há o interesse na resolução do problema, embora faltem recursos. Caso haja uma sinalização positiva do Executivo, uma nova reunião será agendada em Pelotas. Já no dia 5 de março, o assunto será novamente tema de debate no Conselho Municipal de Saúde, às 19h, com a presença do SIMERS. Das 29 equipes da ESF previstas, distribuídas em 17 unidades, 25 estavam ativas antes da transição. Hoje, apenas 15 equipes atendem à população. O bairro Navegantes é um dos mais prejudicados, pois no local onde deveriam atuar quatro equipes, apenas uma está completa para prestar assistência aos cerca de 16 mil moradores.

Mais powerpoint

Hoje tem sessão de powerpoint na Prefeitura.

Fetter convoca lideranças da comunidade para reunião (do site da Prefeitura)
O prefeito Adolfo Antonio Fetter se reúne amanhã (18), às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura, com lideranças das mais diferentes entidades classistas, comunitárias e instituições do município, inclusive com representantes dos órgãos de imprensa. A intenção, segundo Fetter, é atualizar a comunidade sobre as ações e obras em andamento, além de dar início às discussões acerca do planejamento estratégico da administração. O prefeito antecipa que pretende obter o engajamento e estimular a mobilização de toda a comunidade, com o objetivo de assegurar o que denomina de “ciclo virtuoso”, referindo-se ao desenvolvimento socioeconômico de Pelotas. “Estamos convidando e queremos contar com a participação de todas as lideranças locais, no sentido de que possam se engajar num amplo e abrangente projeto de crescimento do município”, salienta. O projeto, que contempla as mais variadas áreas, está assentado em três diretrizes básicas: proporcionar a geração de emprego e renda, visando á inclusão social; qualificar a infra-estrutura, visando à melhoria da qualidade de vida; aprimorar a gestão pública e os serviços prestados à comunidade.Fetter ressalta que é importante destacar que a comunidade está sendo chamada para discutir o futuro do município. “Esta discussão se inicia nessa reunião, mas não se esgotará nela. A partir deste primeiro passo, vamos estimular que os debates ocorram em nível interno, no âmbito de cada entidade e instituição, para depois retornarem ao grupo maior, que definirá o nosso planejamento estratégico”.

Data: 17/02

Hora: 15:17

Redator: Luiz Carlos Freitas

Ué, cadê?


Post some misteriosamente de blog de Pelotas. Alguém viu?

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Quem avisa, amigo é







Atenção pessoal: espectador, no caso acima, é com "s" e não com "x" (expectador), como muito jornalista sabido se confunde.
Segundo o Houaiss:

Acepções■ adjetivo e substantivo masculino que ou aquele que permanece na expectativa
Etimologia lat. expectátor por exspectátor,óris 'o que espera', do rad. de exspetátum, supn. de exspectáre 'esperar, estar na expectativa de'; ver espec-
Sinônimos: expetador
Homônimos: espectador /ô/ (adj.s.m.)


Acepções■ substantivo masculino
1 aquele que assiste a um espetáculo Ex.: os e. aplaudiram calorosamente
2 aquele que presencia um fato; testemunha, presente Ex.: o crime foi na rua, em meio a dezenas de e.
3 aquele que observa ou examina (algo); observador
Etimologial at. spectátor,óris 'espectador, contemplador, observador'; ver espec-; f.hist. 1789 spectador
Sinônimos: ver sinonímia de observador
Homônimos: expectador /ô/ (s.m.)
Coletivos: aglomeração, assistência, auditório, claque, platéia, roda, torcida




Gramática o emprego adj. desta pal. é virtual na língua

Imagens da enchente

Leitor manda fotos da enchente que ocorreu ontem em Pelotas. O site da Prefeitura ignora o assunto. Fetter Júnior já comprou a galocha para visitar os locais atingidos? Vai a Brasília de novo para pedir mais verba para amenizar a situação dos atingidos? Vai esperar uma nova tragédia para tomar alguma providência mais efetiva? O que vai fazer Fetter Júnior?



segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Tragédia anunciada

Recebi o seguinte e-mail de um leitor:

No final da tarde desabou uma chuva forte aqui em Pelotas e há várias ruas alagadas... Diante da tragédia de poucos dias atrás na região o clima é de apreensão. Moro numa área alta da cidade e a rua está cheia de água... obviamente em pontos críticos a situação deve ser pior. Não tenho como te dar um panorama exato porque está difícil de sair de casa agora e infelizmente as rádios locais estão tocando música ou falando de futebol...
Quem tiver notícias e imagens, favor enviar para irineu.masiero@gmail.com

Fetter Júnior ri do quê?

Prefeito Fetter Júnior foi a Brasília pedir R$ 52 milhões para fazer frente à tragédia da qual Pelotas foi vítima, cujo saldo foi de 14 pessoas mortas, inúmeros desabrigados, casas destruídas, e outras tantas lamentáveis desgraças. Existe a possibilidade de conseguir R$ 29 milhões, ou seja, pouco mais da metade necessária para a reconstrução de Pelotas. Enquanto isso, Fetter Júnior é só sorrisos no site oficial. Leia a "reportagem" completa em http://www.pelotas.com.br/noticia/noticia.htm?codnoticia=15962

Fetter traz boas notícias de Brasília (do site da Prefeitura)

O prefeito Adolfo Antonio Fetter (acima, em foto disponível do site da Prefeitura), além da expectativa de liberação de recursos federais para recuperar os prejuízos causados pela enxurrada, trouxe boas notícias de Brasília. Ele assinou o repasse dos recursos – R$ 1,5 milhão - para a implantação do programa Pró-jovem no município, encaminhou a solicitação de liberação – como medida de exceção - do FGTS das famílias que perderam suas casas e móveis, apresentou junto ao Ministério das Cidades projeto de R$ 3, 2 milhões, referente à drenagem do Santa Bárbara. Com o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando Almeida, conseguiu definir a liberação de R$ 2 milhões para a recuperação da histórica caixa d”água da praça Piratinino de Almeida. A verdadeira “blitz” realizada nos últimos dias em Brasília por prefeitos e deputados de Pelotas e demais municípios atingidos pela enxurrada gerou a perspectiva de aporte de recursos do governo federal, apesar de ainda não haver nada de concreto.
A efetiva negociação oficial – com a respectiva apresentação de projetos de recuperação - em nível federal e estadual, no sentido de assegurar verbas públicas para recuperar os prejuízos do vendaval, será deflagrada depois da homologação do decreto de situação de emergência, em vigência no município desde o dia 30 de janeiro.

A homologação depende de aval da governadora Yeda Crusius e em seguida, de confirmação do governo federal. Ultrapassada esta fase, que deverá estar concluída na próxima semana, a prefeitura estará habilitada a apresentar projetos específicos para tentar viabilizar recursos no sentido de auxiliar na plena recuperação do município.

O prazo para Pelotas voltar à normalidade compreende período entre seis meses e um ano. As conseqüências da tragédia que se abateu sobre a Zona Sul somam R$ 100 milhões em prejuízos, dos quais R$ 52 milhões apenas em Pelotas.Segundo Fetter, que na terça, quarta e quinta-feira cumpriu extensa agenda de trabalho na capital federal, foram três dias de reuniões e reivindicações junto aos diversos órgãos governamentais. Ele participou da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com os prefeitos eleitos de todo o País, tratou de assuntos relacionados às conseqüências da enxurrada e cumpriu agenda paralela em órgãos como o Iphan, Movimento Brasil Competitivo (MBC) e diversos ministérios.

O prefeito de Pelotas defendeu, junto ao ministro das Relações Institucionais, José Múcio, ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e ministro da Integração Nacional, Geddel Viera Lima, agilização na aceitação da situação de emergência de Pelotas por parte do governo federal, tão logo a governadora do estado homologue o decreto.

Com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, a comitiva discutiu a possibilidade de liberação de R$ 29 milhões, oriundos do programa “Territórios da Cidadania”, no sentido de amenizar os prejuízos de pequenos agricultores atingidos pela enxurrada.

Fetter também se fez presente em reunião com o ministro da Cultura, Juca Ferreira, e com os 27 prefeitos de cidades históricas do Brasil, ocasião em que foi criada a Associação Brasileira dos Municípios Históricos, da qual ele foi eleito vice-presidente de uma das cinco regionais, a que se refere aos três estados do Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O prefeito participou, ainda, de encontro com o secretário Nacional da Defesa Civil, Roberto Guimarães, reunião de prefeitos promovido por entidades representativas da classe, de jantar realizado pelo diretório nacional do Partido Progressista, em homenagem aos novos prefeitos do PP, e de recepção por parte do senador Sérgio Zambiasi (PTB) no CTG Jayme Caetano Braun.De acordo com o prefeito, há expectativa de liberação de verbas por parte de ministérios como das Cidades, Desenvolvimento Agrário, Agricultura e Integração Nacional, bem como da possibilidade de redirecionamento de R$ 50 milhões para a compra de máquinas, oriundos de emenda coletiva da bancada gaúcha ao Orçamento da União de 2009. Acompanhada dos deputados federais Afonso Hamm (PP) Henrique Fontana (PT), Fernando Marroni (PT), Cláudio Diaz (PSDB), Pompeo de Mattos (PDT) e dos deputados estaduais Pedro Osório Pereira (PSDB), Gilmar Sosela (PDT) e Nélson Harter (PMDB), a comitiva de prefeitos de Zona Sul, na visita aos ministérios, ratificou a necessidade urgente de aporte de recursos federais. “As conseqüências da enxurrada foram muito graves e precisamos o apoio governamental, pois sozinhos, apenas com recursos próprios, não conseguiremos recuperar o que foi perdido, sobretudo no que se refere à infraestrutura urbana e rural”, salienta Fetter.

Data: 13/02

Hora: 16:24

Redator: Luiz Carlos Freitas

domingo, 15 de fevereiro de 2009

Para bom entendedor...

Certo blogueiro deu a seguinte resposta na imensa e elucidativa entrevista que concedeu a uma de suas colaboradoras e publicada em seu próprio blog (http://www.amigosdepelotas.com/):


"Mas o reitor atual (Alencar Proença, reitor da Ucpel) é um homem que não vê problema no site de sua universidade publicar matéria sobre um doce feito em sua homenagem por uma confeitaria, como fizeram."

Então, está bom.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Calouros da Ufpel

Calouro que é calouro não pode ficar de fora sobre o que acontece na universidade que vai frequentar. Neste blog tem, totalmente documentadas, todas as trapalhadas do magnífico reitor César Borges e suas relações mais do que estreitas com o Ministério Público e a Justiça. Veja neste link http://www.clicrbs.com.br/especial/vestibularclicRBS/UFPEL.pdf quem são os novos alunos da Ufpel. Tomara que eles tenham voz mais ativa e consigam limpar a universidade de dirigentes que não a merecem. No mínimo, é mais gente a gritar "Fora magnífico reitor César Borges!"

Fundação Simon Bolívar

O que aconteceu hoje na Fundação Simon Bolívar? Quem tiver detalhes, por favor, envie a este blog.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Colaborador

Este blog é um espaço democrático que funciona com a colaboração sempre oportuna dos leitores. Um deles gentilmente mandou a seguinte notícia, que publico abaixo:

Acidente mata motorista na BR-116
O choque entre dois carros acabou em morte no final da manhã de hoje (12/02) na BR 116, município de Jaguarão, distante aproximadamente 150 quilômetros de Pelotas, no Rio Grande do Sul.
O motorista de um dos veículos, ainda não identificado, faleceu no local. Outros três passageiros ficaram feridos.
O acidente aconteceu por volta das 11h30min, na altura do quilômetro 634 da BR-116, entre os municípios de Arroio Grande e Jaguarão.
Segundo as informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a vítima fatal dirigia um VW/Gol que se chocou de frente com um Fiat/Palio.

Fantasias

Amanhã, sexta-feira 13, tem baile à fantasia em Pelotas, conforme comunicado na página oficial da prefeitura. O evento acontece no Clube Esportivo Gonzaga. Certamente vai ter muita gente conhecida por lá.
Qual será a fantasia de Fetter Júnior? E a do magnífico reitor César Borges?
E da magnífica Lisarb Crespo?
Respostas a este blog.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

De novo, atrasado

Fetter Júnior vai trocar parte do secretariado, dizem. Só agora Fetter Júnior percebeu que sua turma, a maior parte há mais de um ano no governo, não entende do riscado.
Novamente atrasado, o prefeito terá a oportunidade de mostrar toda sua coleção de powerpoints para a equipe que vai entrar.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Bobagem e preconceito

Blogs aceitam qualquer bobagem e preconceito. Até mesmo a afirmação de que alguém de "direita" (no caso, Fetter Júnior) "revela uma face democrática e plurarista ao prestigiar a diversidade no site oficial do Executivo", uma pérola publicada no blog mais lido de Pelotas. Não entendi direito o que esse amontoado de palavras quis dizer.
Deve ter sido engano.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Demorou

Fetter Júnior está atrasado novamente. Somente amanhã ele deve ir a Brasília atrás de verbas para fazer frente aos prejuízos provocados pela inundação que colheu Pelotas no final do mês de janeiro. Estamos no dia 9 de fevereiro. Ele vai no dia 10. Pelo menos 12 dias depois da catástrofe que vitimou 13 pessoas. Que destruiu casas. Que deixou a nu a péssima pavimentação que Fetter Júnior impôs à cidade. Que levou o caos à cidade, cujo patrimônio arquitetônico-histórico é um dos mais importantes do país.
Certamente as pessoas que precisavam de ajuda já se viraram. E aquelas que acenaram com auxílio já não tem tanta pressa assim em ajudar.
Fetter Júnior é um atraso.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Equívoco

Por engano, cancelei a publicação de vários comentários feitos hoje. Solicito aos autores que, por favor, reenviem suas mensagens se assim o desejarem. O aviso é necessário pois este blog mantém uma relação de respeito à opinião de seus leitores e um equívoco operacional provocado por uma inabilidade de minha parte não deve manchar este espaço com a mínima suspeita de uma eventual censura.

Grato,

Irineu

Memória

Veja em http://irineumasiero.blogspot.com/2008/08/fetter-jnior-ou-sndrome-da-novilngua.html a tragédia anunciada no dia 20 de agosto de 2008. Leia como a Prefeitura via de maneira muito peculiar as enchentes em Pelotas, com uma ótica muito própria e evidentemente descolada da realidade. Conhecer história é fundamental para que não se cometam os mesmos erros do passado. Por isto, este blog considera que os governos tem, sim, muita responsabilidade sobre as enchentes recorrentes que acontecem nas cidades. Em Pelotas não é diferente. Fetter Júnior conhecia os problemas. Fetter Júnior não sabia e não sabe como resolvê-los.